domingo, 5 de dezembro de 2010

IMAGENS DO HOMICÍDIO OCORRIDO NESTE SÁBADO EM ALMINO AFONSO

O homicídio ocorreu por volta de 01:50 h, deste sábado, 04/12, no trecho que liga a zona urbana de Almino Afonso a BR 226 no sentido Frutuoso Gomes/Antonio Martins
Dois elementos que trafegavam numa moto abordaram a vítima e efetuaram vários tiros de pistola em sua cabeça, ação típica de execução.
Um dos projéteis
Uma das cápsulas de pistola que ficaram espalhadas no local
Os elementos estavam sem nenhum disfarce, ou seja, não usavam capacetes e nem capu para esconder os rostos. A vítima conduzia duas adolescentes, uma de 11 anos de idade, que segundo informações seria sua namorada e outra de 17 anos.

Talvez para confundir as investigações os elementos revistaram os bolsos da vítima após a mesma cair já sem vida ao solo e levaram o dinheiro que estava em um dos bolsos, levando também os celulares das adolescentes.

Fotos cedidas por Augusto Queiroz

GTO faz apreensão de arma de fogo em São Francisco do Oeste/RN

Por volta das 21:00 horas deste sábado(04), o GTO de Pau dos Ferros/RN ao fazer blitz de rotina, conseguiu prender em um Bar na cidade de São Francisco do Oeste/RN, na saída para Pau dos Ferros/RN, o motorista Josineide Herminio mSoares,29 anos, residente no Sítio Barreira, zona rural de Dr. Severiano/RN, portando uma arma de fogo.
Conforme informações, o suposto acusado apresentava atitude suspeita e quando foi abordado pelo GTO, foi encontrado em seu poder um revólver calibre 32 com seis munições intactas. O acusado foi preso e encaminhado até a Delegacia de Polícia local para serem adotadas as medidas cabíveis ao caso.

Homem morre afogado na lagoa de Apodi-RN


Era grande a movimentação no  local

Apodi - Por volta das 09:00hs da manhã de hoje (05), a central de operações da polícia militar foi informada via 190 dando conta de que um cidadão que passeava em uma lancha na lagoa de Apodi teria encontrado um corpo de um senhor boiando, rapidamente os policiais da Rádio Patrulha foram ao local e constataram o fato, se tratava do senhor  Francisco Alves de Oliveira, 59 anos, mais conhecido por "Moço de Dodoca", residente no conjunto IPE. O mesmo é o pai do Sargento Ivanildo, que trabalha na 3ª Companhia de Polícia Militar. O soldado Hélio, juntamente com os policiais Dantas e Caetano Fizeram o isolamento do local até a chegada do ITEP, segundo informações dos familiares da vítima o mesmo sofria com problemas e alcoolismo.


A vítima estava desaparecida desde o dia de ontem (04), quando foi visto pela última vez por volta das 11:00hs da manhã.


Provavelmente estaria embriagado e tentou atravessar a nado parte da lagoa quando passou mal e não resistiu, o mesmo era pescador e tinha o costume de tomar banho no local.

Vítima


Momento em que o ITEP chegou ao local

Nota: Lamentamos muito este momento de tristeza que está passando a família do Sargento Ivanildo...tenha a certeza das nossas preces para que encontrem forças para a superação da dor. Esses são as sinceras condolências de todos os seus colegas e amigos que fazem parte da polícia militar.

PRAZO PARA JUSTIFICAR AUSÊNCIA NO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES 2010 TERMINA DIA 30 DE DEZEMBRO


O eleitor que não votou nem justificou a ausência no segundo turno das Eleições 2010, ocorrido no último dia 31 de outubro, tem até o dia 30 de dezembro para apresentar Requerimento de Justificativa Eleitoral ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito. Quem se encontrava no exterior no dia da eleição e não participou da votação para presidente da República também deve justificar sua ausência no máximo 30 dias após o retorno ao Brasil.

Para obter o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral, que é gratuito, basta que o eleitor se dirija a um dos cartórios eleitorais ou postos de atendimento ao eleitor ou, ainda, imprima o documento nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais (TREs) de cada estado. Depois de preenchido, o formulário deve ser endereçado ao juiz da respectiva zona eleitoral.

Na justificativa o eleitor precisa informar os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, filiação, número do título eleitoral, endereço atual e o motivo da ausência à votação. Deve ainda ser apensada ao formulário uma cópia de documento oficial que comprove sua identidade. Se o requerimento for entregue com dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor, não será considerado válido para justificar a ausência às urnas.

Os endereços dos cartórios eleitorais podem ser obtidos nas páginas dos TREs na internet, que podem ser acessadas aqui.

1° TURNO

O eleitor que não votou no primeiro turno, no dia 3 de outubro, nem justificou a ausência às urnas teve até o dia 2 de dezembro para apresentar o Requerimento de Justificativa Eleitoral ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito. Vale lembrar que a ausência a cada turno do pleito deve ser fundamentada isoladamente.

CONSEQUÊNCIAS PARA QUEM NÃO JUSTIFICAR

Quem não apresentar a justificativa dentro do prazo, isto é, não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, deverá pagar multa de aproximadamente R$ 3,50. A não regularização acarretará impedimento para obtenção de passaporte ou carteira de identidade, recebimento de salários de função ou emprego público, participação em concorrência pública ou administrativa, obtenção de certos tipos de empréstimos e inscrição, investidura e nomeação em concurso público.

Também não poderá renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, obter certidão de quitação eleitoral e obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Quem não votar em três votações consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada e, após seis anos, excluída do cadastro de eleitores. A regra não se aplica aos eleitores aos quais é garantido o voto facultativo – analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e maiores de 70 anos. Também não se aplica aos portadores de certos tipos de deficiência física ou mental que requererem sua justificação pelo não cumprimento daquelas obrigações.

Mais informações sobre a justificativa eleitoral podem ser obtidas no Portal da Justiça Eleitoral: www.justicaeleitoral.jus.br.

Fonte : Asics/TSE

POLICIAL APOSENTADO ESTÁ DESAPARECIDO HÁ QUATRO DIAS NO INTERIOR DO RN

O policial militar aposentado Luiz Gonzaga da Silva, 56 anos de idade, morador do bairro Abolição IV em Mossoró, está desaparecido desde o último dia 30/11. Ele saiu de casa trajando calção marrom, camisa vermelha, boné e sandálias de couro.

Em contato que a família teve através de telefone, Gonzaga não sabia dizer o local onde estava. O mesmo toma remédios controlados e segundo relato de familiares ele chegou a dizer que estava com roupas rasgadas e com marcas de ranhuras pelo corpo.

Quem tiver informações do de Luiz Gonzaga da Silva deve ligar para os telefones: (84) 8716-7418 ou (84) 8888-9730.

*Com informações do blog Toxina

Sérgio Cabral quer unificar polícias Civil e Militar do Rio

Governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, pedirá o apoio da presidente eleita, Dilma Rousseff, para conseguir a unificação das polícias. A ideia de Cabral é que seja criada uma nova instituição, unindo as estruturas e atribuições das atuais polícias Militar e Civil. Como ambos não têm o poder de fazer isso unilateralmente, as diretrizes devem ser enviadas ao Congresso Nacional, para que seja elaborada uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC).

 
Além de receber pedido de Cabral, Dilma assistirá a uma apresentação de dez minutos, feita pelo secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, em que outros nove tópicos serão abordados, com a intenção de discutir mudanças no atual cenário do combate ao crime, no Brasil. O EXTRA teve acesso ao esboço do documento que Beltrame está preparando para levar ao Distrito Federal. Ele é um dos vários convidados de um seminário, ainda sem data marcada, que inclui organizações não-governamentais (ONGs), outros secretários e especialistas em segurança pública.

 
Beltrame acredita que esta é a hora de adequar a legislação penal à realidade vivida no país, com menos benefícios e cumprimento mais efetivo da pena para criminosos. O secretário falará com a presidente eleita sobre as brechas da Lei de Execuções Penais, que permitem a um preso progedir do regime fechado para o semiaberto após cumprir apenas um sexto da pena. Mariano também pedirá a Dilma que interceda, no Congresso, para agilizar a tipificação, no Código Penal, do crime de milícia.

 
Moradores podem filmar operações em suas casas

 
Cabral afirmou, na entrevista ao EXTRA, que qualquer morador pode filmar as operações policiais dentro de suas casas. A pergunta sobre este assunto havia sido feita por uma moradora do Complexo do Alemão, pelo e-mail casodepolicia@extra.inf.br.

 
— Claro que podem. Nesse mundo da tecnologia, é um direito do morador filmar o trabalho da polícia e as revistas em sua própria casa — disse o governador.

 
No encontro com Dilma, o secretário de Segurança também lutará por mais autonomia e independência de todo o processo logístico e humano do setor, como a flexibilização da Lei 8.666, de junho de 1993, chamada de Lei das Licitações.

 
Beltrame pedirá que seja estudada uma forma para que as compras de equipamentos policiais sejam menos burocráticas. Beltrame vai sugerir uma melhoria na remuneração dos servidores das forças policiais, estabelecendo um vencimento básico nacional, com valor a ser discutido. A PEC 300, que está na fila de votação do Congresso, propõe um piso salarial de R$ 3,5 mil para todos os policiais do Brasil.

 
PEC: um longo caminho

 
Na Câmara, tramitam quatro propostas de alteração do funcionamento das polícias brasileiras, com uma possível unificação. A mais recente é a PEC 432, de 11 de novembro de 2009, de autoria dos deputados Marcelo Itagiba (PMDB-RJ),Celso Russomanno (PP-SP), Capitão Assumção (PSB-ES) e João Campos (PSDB-GO). Para ser incorporada à Constituição, uma PEC precisa ser aprovada por, no mínimo, 60% dos parlamentares, em dois turnos de votação, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.


Fonte: Rio Extra

BOPE

O Diário de Natal divulgou no jornal deste domingo, uma matéria especial sobre o Batalhão de Operações Especiais do Rio Grande do Norte:

Veja alguns trechos da Matéria:

O Bope da Polícia Militar do Rio Grande do Norte busca não se deslumbrar com o fenômeno, lembrando-se sempre que o batalhão é, acima de tudo, formado de soldados profissionais, que devem sempre observar técnica e caráter no exercício do combate ao crime.

"Não somos especiais. É apenas uma questão de valores. Existe apenas uma minoria que não se importa com isso. Especiais são todos os policiais.", esclareceu o comandante da unidade, Major Marcos Vinícius.

O êxito das ações empreendidas no Rio de Janeiro na última semana acentuou ainda mais a ideia que o policial do Bope é um herói, conceito combatido pelo comandante perante o grupo. O major explicou que eles trabalham em situações extremas, por isso, precisam ser mais especializados, assim como várias outras unidades da polícia. O comandante diz que se preocupa com a supervalorização da tropa e que toda essa exposição faça as pessoas acreditarem que eles não são passíveis de erros. "A gente fica aqui por princípios herdados da nossa formação. Não aceitamos desonestidade. Não aceitamos corrupção. Se isso é ser diferente, eu não sei", respondeu o capitão André Luiz ao ser questionado por qual motivo ele prefere ficar no Bope, ser mais exigido, e ter o mesmo salário dos outros policiais. O comandante ressalta que o valor monetário não é decisivo. Quem desejar entrar no Bope tem que ser voluntariamente.

O policial que quiser entrar para o Batalhão de Operações Especiais tem que passar pelo curso de Aplicações Táticas, que dura de oito semanas, e o de Operações Especiais com duração de cinco meses. "Ele vai estar habilitado para vir ao Batalhão e depois vamos lapidá-lo. O policial só fica pronto mesmo com quatro anos", enfatizou o major.

De todos que começam o curso, uma média de 40% termina. "Não é para chegar mais do que isso, nem a gente deixa. Prezamos pela qualidade e não pela quantidade. Ficam apenas aqueles que entram com compromisso. O que a gente observa não é se elesabe usar uma arma. Estamos vendo os valores dele. Muitos são excelentes fisicamente, mas não tem um perfil aceitável", declarou Marcos Vinícius.

Mesmo com o defícit de 100 homens, o comandante consegue cumprir suas missões. Porém, reconhece que problemas de efetivo existem em toda PM e que devem ser o motivo da lacuna deixada na escala. O Bope também divide o espaço com outras unidade da corporação, o que de acordo com o major, não interfere no desenvolvimento do trabalho. "Não é apenas comprar um arma, um veículo para o policial trabalhar melhor. Ele que poder assistir melhor sua família. Eu luto pelo meu policial e acho que eles têm que estudar. Alguns até têm cursos nacionais e internacionais, mas não são reconhecidos", opinou sobre a valorização da categoria.

Fonte: Diário de Natal

Editado por Cabo Heronides

Acidente na RN 041 deixa uma pessoa gravimente ferida na noite deste sábado





Por Sd PM J. Júnior
Fotos: Sd PM J. Dantas
Fonte: batebola95.blogspot.com
Por volta das 19h deste sábado (04), um grave acidente na RN-041, que liga as cidades de Currais Novos a Lagoa Nova, deixou José Jailson Ferreira, de 32 anos, residente na Rua Monsenhor Paulo Herôncio, centro, Lagoa Nova, gravimente ferido.
O acidente foi nas proximidades do sitio malhada da areia. A vítima pilotava uma moto Yamaha Factor, de placas, NNJ-9224, quando perdeu o controle e caiu em uma ribanceira de aproximadamente 12 metros de altura.
A vítima ficou muito ferida e foi socorrido para o Hospital Padre João Maria, em Currais Novos, mas dado a gravidade dos ferimentos foi transferido às pressas para Natal. Segundo informações de familiares, Jailson já tinha sofrido outro acidente há cerca de 8 dias, caindo de um cavalo.
O policiamento de trânsito (2ºGPRE) foi acionado, fez o isolamento da área e ajudou no socorro a vítima

PEC 300: GOVERNO FEDERAL QUER COMISSÃO ESPECIAL E IRRITA MILITARES QUE PROMETEM GREVE

Líder do governo na Câmara propõe criação de forum para discutir de modo global projetos para segurança pública, incluindo o piso nacional para os policiais militares e civis.

A votação da principal reivindicação de policiais no Congresso – a aprovação da PEC 300 que estabelece o piso salarial da categoria, será novamente adiada. Em resposta, representantes da categoria sinalizam paralisação geral da polícia no dia 1º de janeiro, dia da posse da presidente eleita, Dilma Rousseff.

A iniciativa de criar a comissão dividiu as lideranças policiais na Câmara.

Para o autor da PEC 300, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), o envio da matéria à comissão especial poderá significar o estabelecimento de um prazo. As comissões especiais têm um prazo inicial pré-fixado para concluir seus trabalhos. Segundo a Secretaria Geral da Mesa, esse prazo será fixado no ato de criação da comissão especial.

“O jogo deles é retardar a votação do piso. A gente aceita fazer o jogo deles, para ter prazo para aprovar e, em 90 dias, decidir tudo”, avaliou Faria de Sá, que deve ser indicado para ser presidente da comissão especial.

Na avaliação do deputado Capitão Assumpção (PSB-ES), a criação da comissão especial é uma proposta “fora de tempo e do espaço”. O parlamentar questiona a validade regimental de se criar uma comissão especial após a PEC 300 já ter sido votada em primeiro turno no plenário da Casa e atribui a ação a uma tentativa de “procrastinar” a votação.

“Essa comissão especial é fora do tempo e do espaço. Não cabe neste momento. Já passou. O debate já foi exaurido. O que precisamos é concluir essa votação”, afirmou Capitão Assumpção.

Na última quarta-feira, o líder Vaccarezza anunciou que o governo não votará neste ano propostas que possam “causar dificuldade financeira para a União ou para os estados no próximo ano”. A PEC do piso salarial de policiais e bombeiros seria uma delas. A votação da proposta tem enfrentado forte resistência por parte de governadores, que pediram que a questão salarial dos policiais seja discutida junto a outras matérias de segurança. Esse debate seria só no ano que vem.

Caso não ocorra a votação da PEC 300 ainda este ano, possivelmente teremos uma paralisação geral no dia 1º de janeiro, quando Dilma Rousseff assumir a presidência.

Fonte: Congresso em foco

Editado por Cabo Heronides