terça-feira, 12 de outubro de 2010

APARTHEID NA SEGURANÇA PÚBLICA

Em países mais desenvolvidos, o ciclo policial é uno, ou seja, a mesma instituição policial trabalha na parte ostensiva e preventiva com pessoal e equipamentos caracterizados e logo adiante, quando acontece o que ninguém deseja, o crime, vem a mesma instituição e começa a trabalhar na fase investigativa e judiciária, com outros profissionais. Assim, a valorização profissional é semelhante.

No Brasil tal não ocorre porque temos policias separadas e até rivais entre elas próprias. Na verdade, nossa Constituição aprovou cinco espécies de policia no nosso território. É o que diz o artigo 144 quando elege como forças policiais, em ordem de importância à luz da lei: a Polícia Federal; a Policia Rodoviária Federal, a Polícia Ferroviária Federal, a Policia Civil e por último, a Policia Militar.

Muito se tem ouvido falar em unificação das policias, vindo a nível estadual, a Polícia Militar a ser fundida na Civil ou vice e versa. O problema é que há competições acirradas entre estes dois institutos que respondem mais fundamentadamente pelos problemas de segurança pública, haja vista a cobrança maior dessas corporações, pois são a que mais perto do povo se encontram. Diferentemente do aparato federal, mais concentrado, melhor qualificado com os melhores equipamentos e maiores salários e, portanto com mais visibilidade e apelo social. As operações federais são os grandes sucessos na mídia. Caixas e caixas sendo apreendidas, computadores, toneladas de drogas etc.

Bom, mesmo em se falando em unificação, há os defensores ferrenhos das instituições que não desejam tal acontecimento. Se tem razão, aí é outra história, o fato é que quem paga o preço das divergências existentes no aparato de segurança pública em nível estadual, o mais cobrado, é a própria população.

Citemos o exemplo que está ocorrendo em Minas Gerais. Lá houve uma emenda Constitucional Estadual que estabeleceu a carreira jurídica para o Oficial da Policia Militar. Desta emenda restou que os salários dos oficiais seriam compatíveis com os delegados da Policia Civil. Adivinhe o que aconteceu? Diante disso a associação dos delegados contestou entrando com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, na medida em que o benefício trazido pela emenda estadual violaria a Constituição Federal, pois segundo as alegações da associação, além da vinculação salarial entre oficiais e delegados, militarizar-se-iam as investigações criminais e neste sentido, usurpar-se-iam as atividades próprias da policia judiciária que devem ser exercidas com exclusividade pelos delegados de policia.

Inicialmente, cremos, ao pé da letra morta da Carta Magna, a associação dos delegados têm razão e provavelmente a iniciativa estadual tende a cair por terra. O que se contesta é o fato de que a própria categoria dos delegados desejar barrar uma iniciativa que seria benéfica para outra da mesma segurança pública e até para a população, haja vista as estruturas da Policia Civil em todos os Estados não são compatíveis com a da Policia Militar. Pouco tempo faz que no Rio Grande do Norte, tínhamos Praças graduados e Oficiais fazendo a polícia judiciária e nem por isso se militarizavam as investigações criminais. E digo mais, havia muito mais produtividade, pois em cada cidade, tinha um delegado militar “ad hoc” destacado que fazia a parte ostensiva e também a investigação. Hoje tem um delegado civil para dezenas de municípios Fato este altamente contraproducente.

Que os delegados tem o mister da policia investigativa e judiciária constitucionalmente previsto, não se pode negar, todavia, o Oficial da PM é também preparado pois passa três anos em curso para ser formado. Estuda principalmente Direito e aprende também a proceder inquéritos e investigações pois faz polícia judiciária militar. Enquanto um Delegado cursa apenas poucos meses em sua formação e por se portador de diploma de bacharel em direito, passa a ser o detentor exclusivo das atividades de policia judiciária. Quanto ao salário, depois do curso, o Delegado percebe vencimentos significativos. Por outro lado, um Coronel PM com trinta anos de serviço na cara dura, trocando tiros e sendo processado na justiça, sequer hoje chega aos valores pagos a um delegado em início de carreira. Onde está a justiça constitucional nisto?

Ora, se se busca a unifica-ção, integra-ção ou outra “ção” qualquer, emende-se a Constituição Federal, permita-se que o Oficial da PM e demais componentes da policia, tenham acesso à carreira jurídica, afinal não é de segurança que estamos precisando? porque o apartheid em segurança? O que entendo é que não se pode, em nome da letra fria da lei, mesmo que constitucional, barrar a tentativa de crescimento de categorias profissionais de segurança pública que somente almejam melhorar as condições e qualidade de serviços e de vida para a sociedade. Mude-se a legislação e mudem as estruturas da segurança, saiam dos feudos e vão para as ruas, para o dia a dia com os problemas das comunidades. Façam isso e teremos melhores condições de segurança para todos.

Escrito por Mairton Dantas Castelo Branco
Major da Polícia Militar do RN

Estupro de vulnerável em Apodi-RN

Apodi - Na véspera do dia das crianças, foi preso em nossa cidade a pessoa de Manoel Fernandes de França, 36 anos, mais conhecido por "Manoel Guiné", o mesmo foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável (art. 217), tudo aconteceu quando o acusado colocou C. S. M de 7 anos no colo e apalpou as partes intimas da criança e a chamou pra dentro do banheiro, momento em que familiares perceberam a ação e chamaram a Polícia Civil, na ocasião os policiais Coriolano e Geilson realizaram a prisão. Após a prisão foi acionado o conselho tutelar para acompanhar a criança durante os procedimentos legais, o fato ocorreu por volta das 15:30hs do dia de ontem (11).

Nota: Ao ser colocado no corredor do Centro de detenção provisória de Apodi os outros presos ficaram indignados, tentaram espancar e estuprar o acusado, por medidas de segurança o diretor Airton solicitou a transferência de "Manoel Guiné" para um presídio da região.

"A nova lei criou o crime de estupro de vulnerável, com pena de reclusão de 8 a 15 anos, que se caracteriza pela prática de qualquer ato libidinoso com menor de 14 anos (217-A, "caput"), ou com pessoa (de qualquer idade) que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento, ou não pode oferecer resistência (§ 1º). Esse tipo penal é conseqüência da revogação do artigo 224 do Código Penal que previa as hipóteses de presunção de violência, agora transformadas em elementos do crime de estupro de vulnerável.Como o artigo 217-A não contém em sua descrição típica o emprego de violência, doravante a menoridade da vítima passa a integrar o tipo penal, não cabendo qualquer discussão sobre a sua inocência em assuntos sexuais.
"Postado por sentinelasdoapodi

GOVERNADOR DA PARAÍBA ASSUME COMPROMISSO COM POLICIAIS E PROMETE PAGAR A PEC 300

Ao aplicar PEC 300 na Paraíba, governador abre precedente para policiais militares de todo o País receberem melhores vencimentos

O governador José Maranhão (PMDB) demonstra mais uma vez o compromisso e o diálogo aberto com os servidores públicos estaduais. Na noite da última sexta-feira (08.09), Maranhão se reuniu com entidades representativas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba e garantiu que vai equiparar os vencimentos da categoria ao que é pago pelo Estado de Sergipe - uma das melhores remunerações do Brasil e a melhor do Nordeste.

Com o envio de um projeto de Lei à Assembleia Legislativa da Paraíba, o governador José Maranhão implantará de imediato quase a totalidade do que prevê a PEC 300, que tramita no Congresso Nacional e é uma antiga reivindicação dos policiais, além de sinalizar o empenho da atual administração em reestruturar a Segurança Pública para os paraibanos. A medida também abrirá um precedente para que a remuneração dos policiais militares e bombeiros de todo o Brasil também seja elevada.

Maranhão destacou que essa luta da categoria, na realidade, existe há muitos anos e que apenas dois Estados aderiram à proposta. “Primeiro foi Sergipe. Agora, será a Paraíba. Saio na frente porque em Sergipe, do diálogo até a execução, houve uma duração maior. Aqui a decisão do governo em encampar a proposta da PM foi mais rápida. E os representantes da categoria vieram agradecer essa decisão”, acrescentou. Ele ainda avaliou a reunião como muito produtiva, pois outros problemas vividos pelos policiais militares também foram debatidos.

O subtenente Marcílio Braz, presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos, disse que a expectativa agora é a melhor possível. “O governador se comprometeu em equiparar os salários - de soldado a coronel - ao que ganham hoje os policiais militares de Sergipe, que é um dos melhores vencimentos do Brasil. A expectativa é que vamos começar 2011 com um bom orçamento e assim vamos trabalhar com mais dedicação”, ressaltou.

O coronel Maquir Cordeiro, presidente da Caixa Beneficente, também falou do projeto. “Mas, dessa vez o governador Maranhão, que já vinha estudando a possibilidade de implantar a mesma legislação que rege os vencimentos dos policiais sergipanos, nos garantiu que vai enviar um Projeto de Lei equiparado para a Assembleia Legislativa do Estado”, observou o coronel, ressaltando que essa foi uma grande conquista.

“Saímos daqui satisfeitos e alcançamos um objetivo que a corporação há muito tempo não conquistava: melhores salários. Saímos daqui conscientes disso. Para chegar aonde chegamos só mesmo com o diálogo que é a base de tudo e é possível com esse governador”, avaliou o vice-presidente do Clube dos Oficiais, coronel Getúlio Bezerra. O coronel ainda destacou os avanços que a Polícia Militar conquistou na atual gestão do governador, mesmo com pouco tempo de governo: “Tivemos avanços em termos de equipamentos, de materiais e de capacitação da corporação”.

A presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, cabo Eliane Santos, também ressaltou o diálogo com o governador Maranhão. “Estou saindo feliz com o espaço que tivemos com o governador. Essa é uma luta antiga e esperamos que dessa vez se cumpra, pois ele tem palavra firme. O saldo é positivo”, disse.

Vale ressaltar que além de Maranhão implantar os novos vencimentos, com base na remuneração dos policiais de Sergipe, também assumiu o compromisso de interceder pela categoria, junto à sua bancada federal em Brasília para que aprovem a PEC 300.

Avanços da Segurança Pública - Em pouco mais de um ano e oito meses de gestão, José Maranhão já conseguiu implantar muitas melhorias para a Polícia Militar. Em 2009 foram capacitados 1.950 policiais, entre formados, capacitados e especializados. Antes mesmo de 2010 acabar já terão passado por treinamentos e capacitações 2.400 homens da corporação. Além disso, o governo do Estado adquiriu 129 caminhonetes para a PM e outros 30 veículos novos para a Polícia Rodoviária Estadual, entre outras melhorias.

PEC 300 - A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 300), que altera a Constituição Federal de 1988, em sua versão original, expressa que a remuneração dos Policiais Militares dos Estados não deve ser inferior à da Polícia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e aos inativos.

FONTE: PB Agora via Blog Notícias da Caserna

HOMEM É PRESO SOB ACUSAÇÃO DE CÁRCERE PRIVADO

Por volta das 5:00hs da manhã dessa segunda-feira (11) a Polícia Militar do Destacamento Policial de Marcelino Vieira, Alexandria, Pilões, Tenente Ananias, Martins e Serrinha dos Pintos realizaram a prisão, por ordem judicial, de Francisco José da Silva, 41 anos, acusado, nos autos da ação penal de nº 122.2010/001365-4 movida contra ele, de praticar o crime de cárcere privado contra a menor de 17 anos J. L. Q. que residia em Serrinha dos Pintos/RN.

O acusado se encontrava com a menor em uma casa na zona rural do município de Marcelino Vieira e não ofereceu resistência ao receber voz de prisão.

Fonte: Cpmalexandria
Foto: meramente ilustrativa

Resgate dos mineiros será adiantado e pode começar às 20h no Chile Operários estão soterrados desde 5 de agosto na mina San José

A operação para a retirada do primeiro trabalhador soterrado desde 5 de agosto na mina San José, em Copiapó, no norte do Chile, deve ocorrer nesta terça-feira (12) por volta de 20h, informou a versão online do jornal chileno El Mercurio.

Com informações de membros da equipe de resgate, o Mercurio também informa que o trajeto do refúgio até a superfície com a cápsula Fênix com cada mineiro deve demorar cerca de 55 minutos, ao total. A distância percorrida pela máquina é de quase 700 metros.

O governo chileno havia informado nesta segunda-feira (11) a intenção de adiantar os trabalhos de resgate o máximo possível e marcado seu início para, o mais tardar, 0h desta quarta-feira (13).

A retirada dos homens deve acontecer após a chegada ao local do presidente do Chile, Sebastián Piñera, que deve aparecer por volta de 18h no local da mina. O presidente da Bolívia, Evo Morales, também deve acompanhar a operação, já que o único estrangeiro do grupo de 33 homens, o boliviano Carlos Mamani, deve ser o primeiro a ser içado do refúgio.

O horário a que os membros da equipe de resgate se referem é o da descida do primeiro homem para auxiliar a subida dos mineiros, que completam 68 dias no local nesta terça-feira. Assim, talvez antes das 21h o primeiro trabalhador já esteja na superfície.

Após subir, cada mineiro passará por uma avaliação médica ainda no local e depois será trasladado ao hospital Regional de Copiapó por helicóptero, em um trajeto que dura cerca de 12 minutos à noite, e pode ser feito em menos de dez durante o dia.

O ministro da Mineração do Chile, Laurence Golborne, disse nesta segunda-feira que os testes com a cápsula foram feitos e que “os resultados foram muito promissores”.

Incidente entre sargento do exército e policiais militares culmina com registros na delegacia

Um incidente envolvendo um sargento do exército e policiais militares terminou na delegacia de polícia onde foram lavrados dois boletins de ocorrência.

Consta em um BO que o sargento Aldenir dos Santos Silva, 23 anos, residente no bairo Penedo, no final da tarde de ontem chegou na sede do 6º Batalhão de Polícia Militar, sem camisa e tentou sacar dinheiro no caixa eletrônico que lá funciona.

Teria sido orientado a vestir a camisa porque é uma norma da referida instituição militar não permitir a entrada das pessoas sem a referida peça de roupa no local.

Consta no boletim que o sargento além de ter se negado a vestir a camisa, teria agredido os PMs que se encontravam na guarda do BPM com palavras de baixo calão, forçando o cabo Uílton a colocá-lo pra fora.

Com a insistência do militar do exército em agredir os policiais teria sido colocado numa viatura e levado para a delegacia de polícia.

Durante o trajeto, segundo consta na queixa, sargento Aldenir teria ido chutando a viatura e ameaçando os policiais.

O comandante da guarnição, cabo Morais, antes passou no 1º Batalhão de Engenharia de Construção e comunicou o ocorrido a um oficial de dia que orientou conduzir o sargento até a delegacia.

Aldenir também prestou queixa.

Disse que quando os policiais orientaram-lhe no BPM a vestir a camisa, disse que iria atender o pedido, mas antes que vestisse teria sido agredido com uma "gravata" por um policial e em seguida atingido com um tapa no rosto.

Logo em seguida teria sido colocado numa viatura da polícia militar.

O fato será apurado na delegacia de polícia civil e na esfera do exército, administrativamente.

Sargento Aldenir após as queixas prestadas na delegacia de polícia não ficou preso.

Fonte: fgomes.com.br

OCORRÊNCIAS DA SEGUNDA-FEIRA DIA 11/10/2010 Ocorrências policiais na área de atuação da 3ªCPM/7ºBPM

OCORRÊNCIAS DA SEGUNDA-FEIRA DIA 11/10/2010

Ocorrências policiais na área de atuação da 3ªCPM/7ºBPM

Alexandria: Sem ocorrências registradas;

Antônio Martins: Sem ocorrências registradas;

Frutuoso Gomes: Sem ocorrências registradas;

João Dias: Sem ocorrências registradas;

Marcelino Vieira: Sem ocorrências registradas;

Martins: Sem ocorrências registradas;

Pilões: Sem ocorrências registradas;

Serrinha dos Pintos: Sem ocorrências registradas;

Tenente Ananias: Foi encontrado um corpo de um homem (cadáver) na zona rural desse município sendo constatada, através de laudo médico, morte de causa(s) natural(is).

BANDIDOS FAZEM BLITZ NA ESTRADA DO MELÃO EM MOSSORÓ/RN

Uma ação um tanto desafiadora ocorreu na madrugada de ontem (11), na localidade conhecida como “Pau Branco” na zona rural do município de Mossoró, já próximo da divisa com o Ceará.

Bandidos montaram barreira, se passando por policiais e assaltando as pessoas que passavam pelo local. Os meliantes num Fiat uno de cor escura com cerca de 5 indivíduos, armados usaram a RN conhecida como estrada do melão que liga a BR 304 a RN 013, passando pelas fazendas produtoras de melão, para fazer uma blitz criminosa.

As vitimas foram levadas pra uma casa abandonada e receberam ordens de só sair pela manhã, mas conseguiram fugir do cativeiro e acionaram a policia militar através do Centro Integrado de Operações e Segurança Publica Ciosp.

O grupo Tático Operacional GTO chegou ao local por volta das 2 horas da manha, mas os meliantes já haviam fugido, deixando pra trás duas motos: Um Titan 125 de cor vermelha e placa MZB 5740 e outra Titan de cor verde de placa HVT 0717. Informações que os meliantes ainda conseguiram levar uma moto tipo BROS de cor preta, mas o proprietário não soube informar a placa.

Os proprietários das motocicletas foram conduzidos à delegacia de plantão para registra a ocorrência.

GTO Mossoró