domingo, 12 de dezembro de 2010

INSPEÇÃO VEICULAR COMEÇA EM JANEIRO DE 2011.

A partir de janeiro de 2011, todos os 760 mil veículos do RN deverão passar por vistoria para ser verificada a emissão de gases poluentes. A verificação é obrigatória e a renovação anual da documentação dependerá da aprovação do automóvel em tal teste. Em todo o Estado serão 15 centrais de inspeção, sendo duas em Natal, e o agendamento ocorrerá de acordo com a data de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O valor cobrado para realizar o teste é R$ 68,90.

A inspeção foi estabelecida pela lei 9.270, aprovada no ano passado pela Assembleia Legislativa. A medida também coloca o estado em conformidade com a resolução número 418 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que visa combater a redução de poluição veicular e contaminação atmosférica. Para o Conama, a maior parte dessa contaminação se deve à falta ou à incorreta manutenção dos veículos e todos os estados brasileiros têm mais seis meses para se adequar à legislação e iniciar a fiscalização.

O procurador jurídico do Detran no estado, Marcos Vinícius Furtado, esclarece a necessidade e os objetivos da nova regulamentação. “Cerca de 70% da poluição vista aqui vem de veículos, já que Natal não possui tantas indústrias. Percebemos que poderíamos manter a cidade com o ar mais puro das Américas, como classificou a Nasa, fazendo essa inspeção”, disse o procurador.

De acordo com Marcos Vinícius, quem não comparecer às centrais de inspeção, andará na ilegalidade e pode ter o veículo recolhido. “A documentação do ano que vem só será entregue mediante aprovação no teste. E quem andar sem os devidos documentos está sujeito a multa e rebocamento”.

A empresa INSPAR venceu o processo licitatório no primeiro semestre desse ano e distribuirá as centrais pelos quatro cantos do estado. Cidades como Mossoró, Currais Novos, Caicó, Pau dos Ferros, Macau, Apodi e Goianinha terão suas centrais; no total, quinze em todo o RN. O agendamento pode ser feito a partir de hoje através do telefone 0800 084 21 21. Mas seguirá o calendário de pagamento do IPVA. Em janeiro e fevereiro, as centrais receberão veículos com final de placa 1 ou 2. Todos os veículos que forem vistoriados e aprovados receberão um selo eletrônico composto com tecnologia de rádio frequência. O selo é afixado no lado interno do para-brisa e tem vida útil estimada de cinco anos.

Foto e Fonte: Tribuna do Norte

Bandidos arrombam agência do Banco do Brasil em Nova Olinda/CE


Em Nova Olinda, no Cariri Cearense, bandidos arrombaram a agência do Banco do Brasil (BB), na mandrugada deste sábado (11). Por volta de 2 horas, o alarme da banco disparou. Os policiais militares foram ao local, entretanto não encontraram nada de anormal.

Na manhã de ontem, uma funcionária do BB foi à agência verificar o motivo de o alarme ter disparado. Ao entrar, ela percebeu que um dos caixas eletrônicos tinha sido violado.

A mulher acionou a Polícia. O estabelecimento é munido de câmeras de segurança, entretanto as imagens ainda não foram cedidas à Polícia.

No tocante á segurança pública, Nova Olinda conta apenas com o destacamento da Polícia Militar. Duas turmas de três homens dão segurança à população de 13 mil habitantes.

Fonte: Redação Jangadeiro Online, com informações do repórter Tadeu Gomes

Via Blog da Rádio Cultura Crato