domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dez pessoas morrem em operação policial na Bahia


Dez pessoas morreram e dois policiais ficaram feridos na tarde deste sábado (26) durante uma operação policial em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, os mortos - nove homens e uma mulher - são suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em roubos a banco em Salvador e no interior do Estado.

Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar e de operações especiais da Polícia Civil cercaram e invadiram um sítio ocupado pela suposta quadrilha no bairro de Vida Nova, em Lauro de Freitas. Houve tiroteio intenso e ao menos dois policiais se feriram.

A secretaria não informou se algum suspeito conseguiu fugir. No local, houve apreensão de um fuzil, duas metralhadoras e pistolas, além de veículos.


O governo informou que quadrilha, vinha sendo investigada pela Polícia Civil desde Setembro de 2010, apontada então como responsável pelo sequestro de seis dias, em Feira de Santana, de parentes do gerente de uma empresa de valores.

A investigação apontou que a suposta quadrilha preparava um assalto a uma nova empresa de transporte de valores, desta vez em Salvador, mediante a mesma táctica do sequestro do gerente e de parentes. Um funcionário da empresa fornecia informações à suposta quadrilha sobre funcionamento da firma e rotina da gerência, informou o governo.

A Secretaria da Segurança Pública não confirma se o bando é suspeito de ter praticado algum dos 19 assaltos a banco registrados somente em 2011 na Bahia -15 no interior e quatro em Salvador. O governador Jaques Wagner (PT) deve apresentar os resultados finais da operação na segunda-feira.

A Bahia enfrenta nos últimos anos uma escalada nos índices de violência: de 2005 a 2009, por exemplo, houve alta de 142% nos assaltos a banco e de 85% nos roubos de veículos. A taxa de homicídios subiu 42% de 2004 a 2009 e o índice de mortes por armas de fogo avançou 347% entre 2000 e 2008.

Homossexual é estuprado e esfaqueado no ânus na cidade de Sousa/PB



Homossexual é estuprado e esfaqueado no ânus na cidade de Sousa
Raimundo Inácio, de 50 anos, morador da Comunidade do Quilombo na cidade de Sousa, deu entrada nesta sexta-feira (25), no setor de emergência do Hospital Regional, apresentando uma perfuração na parte do ânus, provocada possivelmente por uma faca peixeira.
A vítima informou às autoridades policiais que é homossexual e que possivelmente fora vítima de estupro, produzido por uma pessoa que até o presente momento a PM não revelou seu nome.
Diligências estão sendo realizadas neste instante com o objetivo de localizar e prender o acusado, que após o delito foragiu da localidade do Quilombo tomando rumo ignorado.
Folha do Sertão
Autor: Cardoso Silva  /  Categoria: Policial

Acidente deixa nove feridos na BR406


Transporte alternativo perdeu o controle próximo à Ceará-Mirim e capotou.

A Polícia Rodoviária Federal registrou um grave acidente no fim da manhã deste sábado (26), na BR 406, próximo ao município de Ceará-Mirim. Uma van com 21 passageiros capotou e deixou nove pessoas feridas.

De acordo com o serviço de plantão da PRF, o acidente aconteceu por volta das 11h, e o veículo envolvido era um alternativo, de placas MXT-2282, que fazia a linha Natal/Ceará-Mirim.

Logo após o capotamento, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e fez o atendimento às vítimas. A Polícia Rodoviária Federal informou ainda que elas foram levadas ao Pronto Socorro Clovis Sarinho.

Neste momento, os patrulheiros da PRF reorganizam o fluxo de veículos no trecho, que ficou interditado por alguns minutos. O capotamento, de acordo com o registro feito pelos policiais, teria sido causado por uma manobra brusca do motorista.

fonte: nominuto

Estudante universitário é morto a tiros em Nova Parnamirim RN

Um estudante universitário identificado como David Alan de Oliveira Braga, 24 anos, natural da Paraíba, foi assassinado por volta de meia-noite deste sábado (26), com dois disparos de arma de fogo, na rua Patativas,no bairro de Nova Parnamirim. De acordo com o tenente Faustino, da Polícia Militar, a vítima estava em seu veículo, um Fiat Palio Cinza, e pode ter sido morta durante uma reação a um assalto, já que o carro foi levado pelos bandidos durante a ação.

Segundo o tenente Faustino, David Alan foi atingido com um tiro no rosto e outro nas costas, e ainda caminhou alguns instantes pedindo ajuda a populares, não resistindo aos ferimentos até a chegada da polícia.


Ainda segundo o tenente, informações preliminares dão conta que uma dupla abordou a vítima com o suporte de um grupo em um veículo Corsa Sedan escuro, onde levaram o carro do estudante.


Durante a madrugada, os policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar(BPM) conseguiram encontrar o veículo do estudante abandonado nas proximidades do bairro de Felipe Camarão.


Os familiares de David Alan estiveram presentes na delegacia de plantão Zona Sul, onde resgataram a documentação da vítima. Em seguida, foram encaminhados para o Instituto Técnico Científico de Polícia(ITEP) para a liberação do corpo.
Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR

PM PRENDE QUADRILHA QUE ENVIAVA DROGAS PARA DENTRO DE CADEIA

Prédio do Centro de Detenção Provisória
da Zona Norte.
A Polícia Militar desarticulou uma quadrilha que enviava drogas para dentro do Centro de Detenção Provisório da Zona Norte. Na noite de ontem (25), três pessoas foram presas, incluindo um taxista, e um homem que já estava preso e iria receber a droga foi apontando como membro do bando.

De acordo com o tenente Abdon, oficial do 4º Batalhão da Polícia Militar, os policiais faziam patrulhamento quando abordaram o taxista João Maria de Oliveira. Ele estava no táxi juntamente com Weid Robert da Silva Damião.

Durante a revista, a polícia encontrou drogas e questionou a origem. A partir daí, os policiais foram até a casa de Daniel Nunes da Silva, em Igapó, onde apreenderam 1,9 kg de pasta base de cocaína e 195 gramas de maconha.

O detalhe curioso é que enquanto os policiais faziam a revista na casa, o celular do taxista tocou. A polícia pediu que ele atendesse e então constatou que a ligação era de dentro do Centro de Detenção Provisória.

Lá, o preso Alexandre Pereira dos Santos estava com um celular e esperava para receber a droga. Os policiais militares entraram em contato com os agentes da unidade prisional que apreenderam o aparelho telefônico dentro da cela.

O registro da ocorrência foi feito na Delegacia de Plantão da Zona Norte e a polícia vai investigar agora como os acusados de tráfico iriam colocar a droga dentro do Centro de Detenção Provisória.
 
Fonte: nominuto.com

CHEFE DE POLÍCIA DO RIO AVISOU SOBRE ESCUTAS

As transcrições dos diálogos entre o delegado Allan Turnowski e o inspetor Christiano Fernandes, em cinco interceptações telefônicas, mostram que o então chefe da Polícia Civil avisou ao inspetor que a Polícia Federal (PF) monitorava por telefone os policiais civis que ocuparam o Complexo do Alemão, no Rio, em novembro do ano passado. “Ao invés de adotar medidas de inteligência policial para saber se o inspetor cometia a infração, ele avisou sobre a interceptação telefônica”, explicou o delegado titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRF) da PF, Allan Dias, que comandou a Operação Guilhotina, deflagrada no último dia 11.
Policiais federais apreenderam documentos
para a investigação sobre suspeitas de
corrupção na polícia civil do Rio de Janeiro
Na primeira interceptação, Turnowski age como se alguém estivesse próximo e repetia as informações que o inspetor lhe passava por telefone. Ele pergunta quem a equipe de Fernandes havia prendido no Complexo do Alemão. Após receber a resposta de que o preso era um traficante conhecido como “Piloto”, o chefe da Polícia Civil orienta o inspetor. “Vê isto direito. O Harold (Spínola, diretor da Polinter) já passou este Piloto e já está nos grampos que tem alguém lá em cima (preso) com o pessoal da 22ª”, disse Turnowski.
O segundo telefonema é mais explícito. “O secretário ligou e falou que caiu na escuta da Federal a prisão deste cara pelo pessoal da 22ª”, avisa o então chefe da Polícia Civil. Em seguida, após receber nova confirmação de que o traficante está preso, Turnowski orienta mais uma vez. “Fica esperto aí que a Federal tá dizendo que caiu na escuta que nego já vendeu uma cabeça (extorquiu um criminoso em troca da liberdade). Ainda bem que eu já tinha sido avisado e falei para o secretário. Senão, já estavam queimando vocês.” Ele alerta que Fernandes “não pode deixar brecha”, pois os policiais civis “eram alvo”.
Nas demais gravações, o poder do inspetor impressiona. Em uma delas, Turnowski liga e pede que Fernandes indique uma favela da cidade para uma megaoperação policial no dia seguinte. Outra questão que chamou a atenção dos federais foi o fato de Turnowski ignorar a hierarquia e ligar diretamente para o inspetor, ao invés de acionar o delegado responsável. O ex-chefe da Polícia Civil foi indiciado na semana passada por violação funcional. Nesta sexta-feira (25), Dias concluiu o último dos seis inquéritos da Operação Guilhotina e entregou ao Ministério Público do Rio (MP-RJ). Ele indiciou a delegada Márcia Becker por prevaricação por ter avisado a Fernandes que ele era procurado.
Deflagrada no dia 11 de fevereiro, a Operação Guilhotina resultou na prisão de 10 policiais civis, 22 policiais militares e de 11 pessoas investigadas. Entre os presos está o ex-subchefe da Polícia Civil, Carlos Oliveira, que se entregou à PF no dia da operação. Ele é acusado de comandar o esquema chamado de “espólio de guerra”, que consiste em desviar armas apreendidas em operações policiais contra a facção Comando Vermelho (CV) e revender aos traficantes da quadrilha Amigos dos Amigos (ADA).
Fonte: Tribuna do Norte

Carroceiro reage a assalto e é baleado no Bom Jardim

 Jailton Justino dos Santos de 32, carroceiro,e vendedor de criações,foi baleado depois de reagir a um assalto no final da tarde deste sábado 26/02, na Avenida Alberto Maranhão no bairro Bom Jardim em Mossoró. Segundo informações dois elementos em uma moto tipo pop  seguiram o carroceiro e em certa altura da avenida anunciaram o assalto. Jailton Justino dos Santos  reagiu e foi atingido com um tiro de revolver. Ele sofreu fratura no femu da perna esquerda. A  bala ficou alojada no local. Jailton foi socorrido por uma equipe do SAMU,para o Hospital Regional Tarcisio Maia. A policia foi ao local e faz buscas no bairro a procura dos individuos que praticaram a tentativa de homicidio,mas sem êxito.

fonte: O camera2

Governo não aumenta salários dos policiais, mas quer legalizar bicos!

-



Para aumentar a segurança na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016, o governo federal quer permitir que policiais trabalhem durante o horário de folga. De acordo com reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, existe um grupo escalado pelo Ministério da Justiça para trabalhar pela adequação da legislação para autorizar o “bico” policial.

Coordenador da comissão do governo para a segurança da Copa e da Olimpíada, Alexandre Aragon é um dos defensores da contratação de policiais para os eventos esportivos. "A maior parte das corporações policiais concorda que a utilização desses profissionais permite uma integração maior entre os sistemas privado e público, uma vez que eles já conhecem a doutrina", disse Aragon, que ressaltou que não é uma "liberação irrestrita do segundo emprego" aos policiais.

Para o Mundial, a Fifa exige que a segurança dentro dos estádios seja feita por empresas privadas. Nesse modelo, a Polícia Militar controlaria as vias públicas. Para evitar a legalização do bico policial no país, o governo estuda uma saída jurídica para liberar o trabalho policial na hora de folga, apenas nas "atividades relacionadas ou vinculadas ao evento", declarou Aragon.

Não existe legislação federal que regule o segundo emprego dos policiais. O bico hoje é proibido pelos estatutos das corporações, que exigem dedicação exclusiva.

Mesmo assim, estima-se que 60% a 80% dos policiais têm outra atividade quando estão fora do trabalho, a maioria na área de segurança privada. As estimativas são de pesquisadores que se debruçaram sobre a rotina policial e de associações que representam a categoria.

O plano de legalizar o bico policial não é unânime. Adelar Anderle, coordenador de Controle de Segurança Privada da Polícia Federal e responsável pelo treinamento dos vigias para a Copa e a Olimpíada, prefere usar seguranças desempregados.

Fonte: Blog do Sargento Ricardo / Direito dos Policiais Militares do Brasil