sábado, 16 de abril de 2011

Óculos futuristas da PM detectam até 400 rostos por segundo

Equipamento muda abordagem policial, diz major da Polícia Militar de São Paulo

 

A Polícia Militar de São Paulo já realiza testes com os óculos de alto poder tecnológico que conseguem identificar suspeitos, pessoas desaparecidas e até veículos com irregularidades. Nesta quarta-feira, policiais do 2º Batalhão da cidade realizaram simulações com o equipamento na entrada do estádio do Morumbi, onde ocorre o show da banda irlandesa U2.

 

De design futurista, os óculos possuem uma pequena câmera em uma das lentes. Eles filmam o público, consultam um banco de dados da PM - que fica armazenado em um HD no próprio equipamento - e enviam informações em tempo real para o policial.

 

De acordo com o major Leandro Pavani Agostini, os óculos têm capacidade para guardar até 14 milhões de imagens. Como o banco de dados da PM é atualizado diariamente com novas imagens, os policiais que utilizarem os óculos deverão também, periodicamente, atualizar o software que cada óculos carrega.

Os óculos detectam 400 rostos por segundo e a resposta sobre quem é a pessoa filmada é dada ao agente instantaneamente. O Delta Papamike Noticiario Eletrônico Policial  testou os óculos com um voluntário escolhido pela PM. Ele foi cadastrado como suspeito no sistema e quando filmado pela câmera apareceu na lente com uma indicação em vermelho dizendo que havia 99,99% de chance de ele ser a pessoa procurada.
Agostini explica que a tecnologia, chamada biometria facial, detecta 46 mil pontos por face, o que permite distinguir, inclusive, gêmeos aparentemente idên ticos.

No caso de veículo, os óculos lêem as placas e identificam se ele é roubado, por exemplo.
O major destaca que o equipamento deve dar mais “agilidade” ao trabalho dos PMs. Hoje, o policial conta apenas com a própria experiência e tino para identificar um provável criminoso. Com os óculos, terão informações prévias e mais precisas antes de abordar alguém. “Ele proporciona suporte, complementação da atividade policial. Se observar um veículo ou pessoa suspeita, procurada, vai informar o policial e, assim, prepará-lo pra fazer a abordagem com mais segurança”, diz. “Estamos empolgados, muda a nossa forma de comportamento”, completa.

Grandes eventos e Copa 

Importados de Israel, onde auxiliam os policiais no controle das áreas fronteiriças, os óculos no País ainda estão apenas na fase de testes e sem o uso de banco de dados verdadeiros. “Faremos cerca de um mês de testes e depois enviaremos um relatório para orientar o Estado na aquisição”, explica Agostini.

A tecnologia deverá ser utilizada por policiais em grandes eventos, como shows e jogos de futebol. Câmeras similares às dos óculos deverão ser instaladas também nas Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e nas câmeras do Centro de Policiamento da Polícia Militar (Copom) já espalhadas pela cidade. Outros Estados devem adquirir o equipamento, segundo o major, com foco principalmente na Copa do Mundo de 2014.

Moto tomada de assalto em Mossoró é recuperada em Apodi/RN

Moto recuperada

Memento em que o menor era apreendido

Apodi - Na manhã deste sábado (16), Os sargentos Xavier e Ivanildo juntamente com O GTO e a Rádio Patrulha conseguiram recuperar uma moto Honda Titan vermelha,  Placa: MXO 9408, a mesma tinha sido tomada de assalto no dia de ontem (15) por dois elementos na cidade de Mossoró/RN. Após investigações os policiais conseguiram localizar no bairro Bico Torto o menor I.F.O, 15 anos, que estava com o veículo, outro menor envolvido com o crime está sendo procurado nesse momento pelos policais de nossa cidade.

Nota 1: Informamos a população que se trata de adolescentes de alta periculosidade, que possivelmente usam armas de fogo em suas ações, o que está sendo procurado é oriundo da cidade de Mossoró/RN.

Nota 2: Pedimos a população que nos ajude a combater a criminalidade e o tráfico de drogas, toda e qualquer informação deve ser repassada a polícia militar através do 190, garantimos o anonimato.

Nota 3: Veículos e pessoas em atitude suspeita devem ser denunciados para uma possível averiguação.

Atualizado ás 09: 50hs: Adolescente de Mossoró/RN acaba de ser apreendido em uma residência!

ACIDENTE COM CAMINHÃO NA RN-015: MOTORISTA MORRE PRESO NAS FERRAGENS

No início da noite de ontem, sexta feira (15/04), ocorreu um trágico acidente com vitima fatal na RN 015, próximo à comunidade do JUREMAL município de Baraúna/RN.

O acidente incidiu quando um CAMINHÃO, cor vermelha, placas MXM-0203, Mossoró/RN, carregado com areia trafegava no sentido Mossoró/Baraúna/RN e próximo à entrada para a comunidade de JUREMAL, desceu a pista de rolamento e capotou.

O condutor do veículo Francisco das Chagas Barbosa de 52 anos de idade, ficou preso às ferragens e morreu na hora. PMs da cidade de baraúna não tem informações do que teria causado o capotamento.
Equipes de resgate do CORPO DE BOMBEIROS e do SAMU de Mossoró estiveram no local, mas nada pode ser feito, FRANCISCO DAS CHAGAS ficou preso em baixo do caminhão, sendo necessário o uso de um guincho, para elevar as ferragens e retirar o corpo da vitima.

Peritos do ITEP encontraram uma carteira de cédula no bolso da vitima e dentro havia um papel com endereço da Rua Delfim Moreira em Mossoró/RN, como um possível endereço do mesmo.

Todo trabalho de isolamento do local foi realizado pela viatura da policia militar da cidade de Baraúna/RN.

Por Emídio Sena
*Com informações de Marcelino Neto

Força Nacional vem ao RN apurar onda de homicídios

Mais de mil casos de homicídio ocorridos no Rio Grande do Norte até 2007, e que estão sem solução, poderão ter um desfecho até junho deste ano. Dentro de 20 dias, a capital potiguar receberá um grupo de policiais, integrantes da Força Nacional de Segurança, que atuarão junto à Polícia Civil do estado para tentar desvendar esses crimes. A força-tarefa foi constituída como forma de cumprir a Meta 2 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que prevê a conclusão de todos os inquéritos e procedimentos investigatórios de homicídios instaurados até 31 de dezembro 2007. No total, serão 1.185 casos averiguados no estado.



De acordo com o titular da Delegacia de Homicídios (Dehom), Fábio Rogério Silva - que é membro da Força Nacional de Segurança -, serão formadas cerca de oito equipes, compostas pelos policiais do estado e os que virão de fora. Quem coordenará a força-tarefa no estado é o delegado Marcos Vinícius, membro da Dehom, tendo em vista que Fábio Rogério irá integrar a força-tarefa do estado de Alagoas. "Esse trabalho será realizado em vários estados. Aliás, essa força-tarefa depende da solicitação dos gestores estaduais. Nós teremos essa ajuda porque o Governo do Estado solicitou", explicou.

O delegado demonstrou confiança no projeto, mas reconhece que os desafios são grandes. "A expectativa é boa, mas é muito difícil atingir essa meta em tão pouco tempo. São muitos homicídios e sabemos que a apuração desses casos não é fácil, pois a maioria deles é de autoria desconhecida. Mas vamos fazer o possível".

O adjunto da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Silva Júnior, informou que a governadora Rosalba Ciarlini já encaminhou um ofício para o Ministério da Justiça e o estado aguarda a data em que os policiais chegarão, além da informação sobre a quantidade.

O plano de trabalho montado pela Enasp fixou algumas metas, entre elas a eliminação da subnotificação nos crimes de homicídio, de modo quea toda a morte violenta ou suspeita corresponda um inquérito; concluir, com produção de relatório, todos os inquéritos e procedimentos investigatórios instaurados até 31 de dezembro de 2007, em decorrência de homicídios dolosos; alcançar a fase de pronúncia em todas as ações penais por crime de homicídio ajuizadas até 31 de dezembro de 2008.

Sargento da PM de Brasília mata dois após ser sequestrado em Natal

Um ato de bravura e extrema coragem, um sargento da Polícia Militar de Brasília identificado como Danúbio Velloso de Castro Filho, que estava em Natal a treinamento, matou dois bandidos na noite de ontem, na Zona Norte de Natal, após ter sido assaltado em Ponta Negra, na Zona Sul da capital potiguar. Um dos mortos foi o adolescente Daniel Lima da Silva, de 16 anos. O outro acusado que morreu ainda no local estava sem identificação, mas é conhecido pelo apelido de "queixinho".

De acordo com a polícia, o sargento saía do hotel Rifóles em Ponta Negra, onde estava hospedado, em um carro tipo Gol de cor preta quando foi abordado pelos dois bandidos. Armados, eles renderam o sargento - a dupla não sabia que a vítima era policial -, e o obrigaram a sair com eles no carro. Com uma arma apontada na cabeça durante todo o trajeto, o Sargento ainda presenciou "queixinho" e Daniel cometerem três assaltos contra pessoas.

Ao chegar na Zona Norte, no loteamento Nova República, no final da rua Castelo Branco, os dois bandidos se depararam com uma viatura da PM. Ao perceber que seriam abordados, a dupla se preparava para atirar nos policiais, quando nesse momento, de acordo com a polícia, deram um vacilo e foram surpreendidos pelo Sargento, que num ato de coragem sacou a arma e atirou contra os dois.

Ainda segundo a polícia, um "queixinho" morreu ainda no local. Daniel ainda foi levado ao hospital Santa Catarina e em seguida ao Clóvis Sarinho, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O Sargento Danúbio estava em Natal em treinamento na aeronáutica pela Força Nacional. Na ação, os policiais ainda conseguiram recuperar uma bolsa de uma mulher que havia sido assaltada na UFRN.
Fonte: DNOnline