quinta-feira, 18 de novembro de 2010

DIA DO CONSELHEIRO TUTELAR

 

O Conselho Tutelar é um órgão municipal criado para zelar pelos direitos da infância e da juventude, conforme os princípios que o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece. Autônomo em relação ao Estado, o conselho é composto por membros eleitos pela própria comunidade.

Eles atuam para proteger e orientar jovens em situação de risco e que tenham seus direitos violados, seja por omissão do Estado, por negligência ou abuso dos pais ou responsáveis; ou em decorrência da conduta dos próprios jovens. Portanto, o
Conselho Tutelar é um órgão fundamental em qualquer município. Em Contagem, a atuação dos Conselhos é exemplar, pois assegura a assistência e o cuidado à vida das crianças e dos adolescentes.


PARABÉNS A TODOS OS CONSELHEIROS.
DIA 18 DE NOVEMBRO, DIA DO CONSELHO TUTELAR

QUASE 3 MIL UPPS SERÃO CONSTRUÍDAS NO BRASIL NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS

IMAGEM ILUSTRATIVA
Nos próximos quatro anos, serão investidos R$ 1,6 bilhão para a construção de 2.883 unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em todo país. De acordo com o secretário executivo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Ronaldo Teixeira, já há recursos previstos para o início das obras no orçamento de 2011.

Durante a campanha eleitoral, a presidenta eleita, Dilma Rousseff, garantiu que o modelo das UPPs cariocas será expandido para todo o país. O assunto está sendo tratado pela equipe de transição do Ministério da Justiça. “A presidenta vem colocando como prioridades do seu governo a questão da saúde e da segurança”, garantiu Teixeira.

De acordo com ele, as obras das UPPs estão previstas também no segundo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). “A UPP é um nome específico do Rio de Janeiro. Chamamos de Posto Policial Comunitário, que é um genérico. Já temos orçamento para o ano que vem para construção de 40% do total previsto para os próximos quatro anos”, disse Teixeira à Agência Brasil.

Cada posto de policiamento será equipado com duas viaturas, duas motocicletas e uma central de inteligência e videomonitoramento para que os policiais possam atuar na região com melhores condições de tecnologia. “É uma atuação que vai reverter o quadro de segurança pública no país. A presença do efetivo policial e dessas estruturas por si só já transformam”, disse.

O secretário executivo do Pronasci, que também faz parte do grupo de transição do Ministério da Justiça, afirmou que o processo transitório entre os governos será tranquilo. “A transição no Ministério da Justiça não começou formalmente. Estamos esperando a sinalização da coordenação de transição, mas é claro que existe toda uma proximidade entre os dois governos.”

Além dos postos policiais, também serão construídos 800 centros de Referência da Juventude, que vão agregar ações de segurança, cultura e esporte para crianças e adolescentes de áreas de risco. “Temos a previsão de outros R$ 1,6 bilhão para a estruturação dos centros, que serão instalados prioritariamente nas áreas de maior conflito”.

Segundo Teixeira, Dilma colocou o Pronasci na pauta de ações para os próximos quatro anos. “O que irá consolidar aquela mudança que as UPPs proporcionam serão os projetos sociais de caráter preventivo, que trazem o jovem à cultura, à educação e ao esporte. Se ficarmos somente com o policiamento, nós teremos vida breve e não vida longa na grande mudança de paradigma que isso proporciona nas áreas de maior conflito.”

Agência Brasil

D-20 é furtada no centro comercial de Pau dos Ferros - RN.

 

Hoje por volta das 9:30h, o veículo D-20, ano 1994, cor verde, placas MNZ2890/Rafael Fernandes/RN, de propriedade do Sr. Pedro Gomes dos Santos, residente no sítio Barracos zon rural de Rafael Fernandes/RN, foi furtado no centro de Pau dos Ferros/RN, próximo a Loja São Miguel.

Fonte: COPOM 7º BPM

COMERCIANTE FOI MORTO QUANDO CAMINHAVA COM A ESPOSA



















Manoel Edilson de Oliveira, 42 anos de idade, mais conhecido como Manoel da mercearia, residente no bairro forno velho, as margens da br 405 saída pra Apodi, foi morto no final da tarde de quarta feira, 17 de Novembro, quando caminhava com sua esposa. Manoel era natural de Apodi, mas residia em Mossoró há algum tempo.

O crime de homicídio aconteceu quando o mesmo saia de casa para caminhar com sua esposa como fazia costumeiramente, num trecho da br 405 entre a br e o aeroporto de mossoró.

Um filho da vitima disse que o mesmo não tinha inimigo e nem sabia se ele vinha recebendo alguma ameaça de morte.
A esposa de Manoel foi conduzida para o hospital regional Tarcisio Maia em estado de choque, a mesma presenciou todo o acontecido.

Na tarde de hoje o casal estava começado a caminhada e segundo informações, dois elementos numa moto titan de cor prata e usando capacetes escuros, se aproximaram dos mesmos e efetuaram um disparo na cabeça de Manoel, que ficou caído, os elementos deram partida na moto, mas resolveram voltar pra conferir se Manoel estava morto e ainda efetuaram mais dois disparos, todos na região da cabeça.
Manoel da mercearia morreu no local.
A policia não tem nem uma informação do que teria motivado o crime de homicídio, mas recebeu informações de  que os elementos se evadiram em direção ao bairro aeroporto II, "Quixabeirinha". Uma equipe esquadrão com apoio da equipe águia do 2º DPRE, ainda realizou buscas no  local, mas sem sucesso.

É mais um crime com característica de execução a ser desvendado pela delegacia especializada em homicídio de mossoró.

Fonte: Marcelino Neto ( O Câmera).

Polícia do Rio Grande do Norte aumenta seu efetivo em 40 %

 

Aconteceu na tarde de ontem(17) a solenidade de encerramento do curso de formação das novas turmas de agentes, escrivães e delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Durante a cerimônia de encerramento, participaram diversas autoridades da área da segurança pública do Estado, concluintes e familiares.
O secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Cristovam Praxedes, durante seu pronunciamento falou sobre a importância da formação dessa nova turma de policiais, destacando o papel que cada um terá na segurança pública, utilizando como principal arma a honestidade.
Segundo o delegado geral da Polícia Civil, Elias Nobre, desde a criação da Polícia Civil no Rio Grande do Norte, em 1982, nunca havia ocorrido um número tão grande de convocações dentro da polícia, o que representa um aumento de 40% do efetivo atual.
Além disso, Elias Nobre ressaltou a expansão das atividades da polícia para mais de 40 cidades-sedes de comarca do judiciário, aumentando de 25 para 65 locais, bem como a criação de três Delegacias Regionais, duas Delegacias de Plantão e mais uma Delegacia de Homicídio, localizada na cidade de Mossoró.
*jornal gazeta do oeste

19 DE NOVEMBRO - DIA DA BANDEIRA

Imagem retirada do Google Images
A Bandeira do Brasil foi instituída no dia 19 de novembro de 1889, através do decreto lei nº 4, quatro dias após a data da Proclamação da República, portanto, nesta data várias instituições brasileiras, civis e militares organizam solenidades alusivas ao seu dia. São escolas, órgãos governamentais e principalmente as instituições militares, como as Forças Armadas, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.

Curiosidades sobre a bandeira brasileira:
- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.

- A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.

- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a incineração da mesma no dia 19 de novembro.

- A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira com 27 estrelas entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas (antes eram 23 estrelas) representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.

Com informações de: http://www.suapesquisa.com

ACIDENTE COM UMA VITIMA FATAL ENTRE AS CIDADES DE JARDIM DE PIRANHAS/RN E BREJO DO CRUZ/PB.

 

Um acidente com vítima fatal foi registrado na manhã de ontem, terça-feira (16/11), próximo entre as cidades de Jardim de Piranhas e Brejo do Cruz/PB, deixando como vitima o senhor João Rodrigues.

O fato aconteceu quando a vítima João C. Rodrigues, 36 anos, solteiro, residente em Brejo do Cruz, conduzia uma motocicleta biz de placa MOC 9828, São Bento, colidiu frontalmente com outro veículo tipo Camioneta D-10, de placa KGW 0532 , São José do Egito, conduzida por Michel A. Lima, residente no sítio Cajazeirinhas, Município de Catolé do Rocha.

O motorista da camioneta sofreu várias escoriações pelo corpo mais não corre risco de morte. Já o condutou da moto teve morte no local do acidente, onde o impacto do acidente foi tão forte que a cabeça da vítima foi decepada, ficando vários metros do corpo.

ATENÇÃO ! AO CLICAR AQUI VERÃO CENAS FORTES

*Com Informações DO Blog Eduardo Dantas