quinta-feira, 18 de novembro de 2010

19 DE NOVEMBRO - DIA DA BANDEIRA

Imagem retirada do Google Images
A Bandeira do Brasil foi instituída no dia 19 de novembro de 1889, através do decreto lei nº 4, quatro dias após a data da Proclamação da República, portanto, nesta data várias instituições brasileiras, civis e militares organizam solenidades alusivas ao seu dia. São escolas, órgãos governamentais e principalmente as instituições militares, como as Forças Armadas, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.

Curiosidades sobre a bandeira brasileira:
- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.

- A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.

- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a incineração da mesma no dia 19 de novembro.

- A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira com 27 estrelas entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas (antes eram 23 estrelas) representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.

Com informações de: http://www.suapesquisa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário