quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Movimento "Fica, Coronel" defende permanência de comandante à frente da PM no próximo governo

GRUPO DE POLICIAIS PEDE CONTINUIDADE DE COMANDANTE GERAL

 

O movimento é pioneiro no estado e o segundo do país. Uma comissão formada por mais de 10 policiais militares, um advogado, um empresário e um representante da sociedade civil está liderando o "Fica, coronel", que defende a permanência do coronel Araújo Silva como comandante geral no RN, mesmo após a mudança de governo.

O grupo foi formado há cerca de dois meses, e o movimento foi intensificado com o resultado das últimas eleições, que determinaram a vitória, no primeiro turno, da candidata Rosalba Ciarlini (DEM). Com a iminente troca de gestores - Araújo Silva foi nomeado em abril pelo atual governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) --, começaram as especulações sobre possíveis substitutos, embora, oficialmente, nenhum nome tenha sido divulgado.

"O comandante é humano, conversa com a tropa, ouve e procura resolver os problemas que levamos até ele. Além disso, não precisamos marcar horário para falar com ele", afirmou a soldado Glaucia Paiva, lotada na Companhia Feminina.

Outro ponto ressaltado pela militar, que tem um blog na internet onde publica as ações do movimento "Fica, coronel", foi o fato de o coronel ter concretizado, em pouco tempo à frente da PM, promoções esperadas há anos. "Ele também fez promessas acerca de um novo concurso para 2011, algo que tem gerado expectativa há anos", completou. Glaucia fez uma enquete no blog perguntando sobre a permanência do coronel e, segundo a soldado, entre 80 e 90% dos internautas que visitaram a página votaram pelo "fica".

O soldado Joniere Alves, outro integrante da comissão, afirmou que a primeira vez que um grupo de PMs resolveu mobilizar-se pela permanência de um comandante geral foi em Minas Gerais. O grupo potiguar entregou, no final do mês passado, uma carta aberta ao coronel Araújo Silva, manifestando o desejo da continuidade da gestão. "Em dezembro, iremos entregar outra carta aberta, mas para a governadora eleita, Rosalba Ciarlini, e o vice, Robinson Faria (PMN)", comentou o soldado.

A reportagem entrou em contato com o coronel Araújo Silva, por telefone, na tarde de ontem, mas o comandante não quis comentar o movimento. Segundo os policiais, um abaixo-assinado está sendo levado aos batalhões do estado e também divulgado junto à sociedade civil. A comissão responsável pelo "Fica, coronel" está deixando cópias do documento em pequenas empresas, pedindo a adesão das comunidades.

Trajetória

Francisco Canindé de Araújo Silva tem 46 anos. O militar nascido no município potiguar de São Bento do Trairi ingressou na PM há 25 anos. Antes de ocupar o cargo de comandante geral, esteve à frente do antigo Comando de Policiamento da Capital (CPC), agora Comando de Policiamento Metropolitano. Em sete meses à frente da corporação, promoveu a descentralização de gestão, com a criação de comandos regionais, levou mais policiais às ruas e promoveu centenas de PMs.

Coronel Araújo, como é mais conhecido, costuma deixar claro sua posição sobre o reconhecimento daqueles que fazem um trabalho consistente na polícia, concedendo méritos e oportunidades de atualização profissional.

FONTE: Diário de Natal

PF E PM PRENDEM POLÍTICO PARAIBANO NA CIDADE DE SOUSA POR TRÁFICO DE COCAÍNA

 

Fotos nossoparaná
Na tarde de terça-feira (16), uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e Polícia Militar (PM) prendeu, na cidade de Sousa, o ex-vice-prefeito do município de Santa Cruz, Mário R. Monteiro, e um casal de Campina Grande, com 4kg da pasta de base de cocaína.
 
 O moto taxista José P. dos Santos, de 42 anos, morador do bairro da Liberdade, em Campina Grande, e uma mulher, identificada como Márcia S. Cavalcante, de 33 anos, foram detidos juntamente com Mário no terminal rodoviário de Souza. A polícia já estava no local, quando o político e o casal chegaram à rodoviária num veículo Fiat Uno branco.

Além da cocaína, foi apreendido também um caderno de anotações. Segundo informações da polícia, o casal teria viajado para Santa Cruz para adquirir a droga com o político que seria o fornecedor.

Eles foram encaminhados ao Presídio Regional de Patos, onde estão presos. Mário R. Monteiro negou envolvimento com o tráfico de cocaína e disse que estava apenas dando carona ao casal.

Segurança de festas será investigada

 

A Promotoria de Justiça da Comarca de Marcelino Vieira/RN instaurou dois Inquéritos Civis afim de garantir a segurança dos participantes de dois eventos que serão realizados nas cidades de Tenente Ananias/RN e Marcelino Vieira/RN, o “Forró Folia” e o “Jegue Folia”.

O “Forró Folia” ocorrerá nos dias 28 à 30 de dezembro e o “Jegue Folia” entre os dias 07 à 09 de janeiro de 2011. De acordo com o documento publicado no Diário Oficial, os Inquéritos Civis foram motivados pelas informações contidas nas peças publicitárias veiculadas em outdoors e veículos de comunicação.

Os responsáveis pela realização dos eventos comparecerão às Promotorias de Justiça para detalhar os esquemas de segurança ao Promotor de Justiça André Nilton de Oliveira. Os elementos colhidos nas oitivas também poderão ser utilizados para uma eventual ação civil pública.
*Assessoria de Imprensa do MPRN

Seção Dicas Importantes: O que é e o que fazer com o fenômeno da aquaplanagem?

A aquaplanagem ocorre quando o carro passa numa poça cheia d’água, principalmente quando está em alta velocidade, o que acaba formando uma película de água entre a roda e o asfalto e o pneu perde o contato com o solo momentaneamente, fazendo com que o carro perca o controle.

Quando este fênomeno ocorrer, deve-se manter a direção firme e evitar freadas ou mudanças bruscas no volante, apenas tire o pé do acelerador e logo você sentirá a direção voltar ao seu controle.

Pneus lisos ou de meia-vida tendem a aumentar os efeitos da aquaplanagem, devido á quase ausência de sulcos, os quais servem justamente para escoar a água na banda de rodagem.

O fenômeno pode ocorrer mesmo devagar se os pneus estiverem "carecas" ou com sulcos pouco profundos. Pela legislação devem ser substituídos quando essa profundidade atingir 1,6 mm, mas vale a pena trocá-los antes, sobretudo se você utiliza medida mais larga que a original.

Mantenha os pneus sempre calibrados: a pressão insuficiente tende a fechar os sulcos e dificultar o escoamento da água. Observe pelos retrovisores as marcas deixadas no asfalto -- se elas desaparecerem a aquaplanagem está próxima. E procure rodar sobre as marcas deixadas pelos carros à frente, aproveitando a "limpeza" de água promovida por eles.

 

Fique atento e não seja vítima de si mesmo