sexta-feira, 15 de outubro de 2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010 GTO de Apodi prende dois assaltantes

Fiat Uno que tinha sido tomado de assalto

Apodi - Por volta das 07:30hs da manhã de hoje (15), a polícia militar foi informada de que na entrada da cidade de Felipe Guerra-RN, dois homens armados tomaram de assalto um Fiat Uno ( NNQ 2545 ) - Alexandria/RN, o veículo pertence a uma locadora de veículos de nossa cidade e estava sendo dirigido por um cidadão apodiense. O GTO de Apodi, sob o comando do capitão Brilhante, entrou em contato com o GTO de Mossoró e em seguida os policiais conseguiram prender os acusados na comunidade de Jucuri, que fica a poucos quilômetros de Mossoró-RN. Os presos se identificaram como sendo Willian de Souza Costa, 40 anos e Antônio Pompeu dos Santos Filho de 24 anos, ambos naturais de Natal-RN. A prisão só foi possível graças a ação dos policiais, que agiram rápido.


Material apreendido


GTO de Apodi

Postado por sentinelasdoapodi às 12:20

POTIGUAR 01 É PILOTADO POR POLICIAL SEM LICENÇA DA ANAC

O helicóptero da Secretaria Estadual de Segurança Pública, mais conhecido como Potiguar 01, tem sido usado em desacordo com o que estabelece a Agência Nacional de Aviação Civil, colocando em risco as operações policiais e o patrimônio público. O portal Nominuto.com teve acesso a documentos que mostram que a aeronave tem sido pilotada por quem ainda não possui licença, fornecida pela própria ANAC.

De acordo com o que foi apurado pela reportagem, o tenente Djalma Romualdo Sousa Brito Galvão, atual diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ceiopear), não tem licença, mas tem atuado como co-piloto nos patrulhamentos e operações do helicóptero da Sesed.

No entanto, a ANAC, órgão que regulamenta a aviação brasileira, mais precisamente em seu artigo 61.3, da RBHA 61, estabelece que: "Co-piloto ou segundo em comando é o piloto, membro da tripulação de uma aeronave, cujas funções são as de auxiliar o comandante ou piloto em comando durante a operação da aeronave. Não se enquadram nesta definição os pilotos cuja função a bordo tenha como finalidade o recebimento de instrução de vôo”.

O portal Nominuto.com procurou o tenente Romualdo e questionou se ele tinha licença para pilotar. O próprio diretor do Ceiopear declarou: “eu sou um aluno em formação”. Mesmo assim, o oficial da Polícia Militar informou que não existe nenhuma irregularidade dentro do Centro Integrado de Operações Aéreas.

“Tudo que é feito lá está de acordo com o que determina a legislação da ANAC”, comenta tenente Romualdo.

Entretanto, o artigo 61.5 (Condições relativas à utilização de licenças, habilitações e autorizações) da ANAC, determina que “nenhuma pessoa pode atuar como piloto de qualquer tipo de helicóptero, independentemente do número de pilotos requerido para o mesmo, ou, ainda de qualquer outro tipo de aeronave homologado para ser operado por um só piloto mas que na homologação tenha sido considerado como requerendo tal habilitação, a menos que seja detentora de uma habilitação técnica de tipo expedida em conformidade com este regulamento, válida e apropriada ao tipo de aeronave que está sendo operado. Quando um piloto estiver recebendo instrução de vôo em rota para um tipo de aeronave, esta condição deve estar averbada em sua licença”.

Atualmente, o Centro Integrado de Operações Aéreas dispõe de três pilotos do Rio Grande do Norte licenciados pela ANAC para atuar como co-piloto. O coronel Rogério, do Corpo de Bombeiros, o delegado Egídio e o agente Ildebrando, da Polícia Civil, realizaram cursos homologados e atingiram as 40 mínimas de voo para poder realizar um teste e retirar a licença.

Apesar da preparação, os três se distanciaram do Ceiopaer nos últimos meses. O delegado Egídio e o agente Ildebrando foram designados para delegacias e o coronel Rogério pediu afastamento do Centro. A reportagem o procurou para saber o motivo do afastamento, mas o oficial do Corpo de Bombeiros preferiu não entrar em detalhes. “Quero me abster de fazer qualquer avaliação do funcionamento do Ceiopear”, declarou.

O documento ao qual o Nominuto teve acesso comprova que o tenente Romualdo tem atuado como co-piloto tanto em operações de rotina, como em horas destinadas somente a instrução. Segundo consta na escala de outubro, assinada pelo próprio oficial e diretor do Ceiopear, somente na quinta-feira da semana passada (7), ele teve cinco horas de voo de instrução.

Acidente

O Potiguar 01 é o mesmo helicóptero que em maio de 2003 sofreu um acidente no campo de futebol do Quartel da Polícia Militar. Na ocasião, a aeronave era pilotada pelo tenente-coronel da PM, Antenor Neves de Oliveira Júnior.

FONTE: Nominuto

PMS ENVOLVIDOS EM PERSEGUIÇÃO RECEBEM CERTIFICADOS DE HONRA AO MÉRITO EM SP

PMS ENVOLVIDOS EM PERSEGUIÇÃO RECEBEM CERTIFICADOS DE HONRA AO MÉRITO EM SP
Os policiais militares que atuaram na perseguição alucinante protagonizada por um foragido da Justiça na última sexta (8) foram homenageados nesta quarta-feira pelo governo de São Paulo.

Na ocasião, com um Fiesta Sedan, Wellington Gonçalves dos Santos --fugitivo da penitenciária de Junqueirópolis (624 km de SP)-- saiu do centro da cidade e, no acesso da avenida Auro Soares de Moura Andrade com a Francisco Matarazzo (zona oeste), não conseguiu avançar, devido ao trânsito e acabou preso. Antes, subiu na calçada, entrou na contramão, bateu em oito veículos (um deles da polícia), dois ônibus e, de ré, ainda atropelou dois PMs em motos.

Na manhã desta quarta, os 13 PMs envolvidos --entre eles os dois que ficaram feridos durante a perseguição-- foram homenageados no quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Eles receberam certificados de honra ao mérito e troféus das mãos do governador, Alberto Goldman (PSDB), do prefeito Gilberto Kassab (DEM) e do comandante geral da Polícia Militar, Álvaro Batista Camilo.

Hoje, durante o Café com o Comandante, o tenente Tiago José Tomazela, que comandou a ação, relembrou a perseguição. "Ele não obedeceu a ordem de parada na região de Santa Cecília, atravessou sinais vermelhos, andou na contramão, subiu em calçadas e quase atropelou pessoas, bateu em diversos veículos e atropelou PMs. Ele utilizou veículo como arma. Fui o primeiro a efetuar disparos na direção do carro para tentar cessar a agressão; mesmo assim ele acelerou, mas foi abordado, algemado, socorrido e preso", disse.

Perseguição - Por volta das 18h de sexta-feira, Santos foi alvo de uma perseguição que durou cerca de 20 minutos. As imagens da fuga foram registradas pelo helicóptero da TV Bandeirantes.
Santos havia parado o Fiesta no cruzamento da avenida Rio Branco com a rua Helvétia, na área conhecida como "Cracolândia". Um homem, não identificado, desceu do veículo. Dois PMs da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) viram a cena e desconfiaram dos vidros escuros do carro. Eles pediram que o carro parasse, mas o motorista fugiu.

Os PMs começaram a persegui-lo. Santos seguiu em alta velocidade pelas alamedas Eduardo Prado e Barão de Limeira, ruas da Barra Funda, Brigadeiro Galvão, passou perto do terminal rodoviário da Barra Funda e parou no acesso da avenida Auro Soares de Moura Andrade com a Francisco Matarazzo, perto do Palmeiras.

Na perseguição, Santos tomou um tiro na mão. Ele não estava armado. Após ser rendido, chegou a ser espancado por um motorista.

Segundo a polícia, ele recebeu indulto de Natal no final do ano passado e não retornou. Ele respondia por roubo, furto e receptação.

VIA: TOXINA

Ocorrências policiais na área de atuação da 3ªCPM/7ºBPM

Alexandria: Sem ocorrências registradas;

Antônio Martins: Sem ocorrências registradas;

Frutuoso Gomes: Sem ocorrências registradas;

João Dias: Sem ocorrências registradas;

Marcelino Vieira: Sem ocorrências registradas;

Martins: Sem ocorrências registradas;

Pilões: Sem ocorrências registradas;

Serrinha dos Pintos: Sem ocorrências registradas;

Tenente Ananias: Sem ocorrências registradas.