sábado, 18 de dezembro de 2010

Justiça autoriza saída de 76 presos da Mário Negócio

O juiz da Vara das Execuções Penais da comarca de Mossoró, o magistrado Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros, expediu no dia 11 de dezembro deste ano uma lista contendo o nome de 76 detentos do Complexo Penitenciário Estadual Agrícola Mário Negócio (CPEAMN) beneficiados com a saída temporária.
Desse total apenas três são mulheres. Os apenados estão autorizados a sair às 8h do dia 23 e terão de retornar até as 18h do dia 31 de dezembro. Caso não se apresentem no horário determinado, os faltosos serão considerados foragidos pela Justiça.
O preso perde o direito à saída temporária caso retorne fora do horário, injustificadamente. Caso não tenha condições de retornar no horário determinado, o preso deverá avisar imediatamente ao diretor do presídio, por telefone, quanto às dificuldades para retornar, e quando apresentar-se no presídio deverá levar junto dados e documentos que provem o motivo do atraso, como, por exemplo, atestado médico (se estiver doente).
Tem direito à saída temporária o preso que cumpre pena em regime semiaberto, que até a data da saída tenha cumprido um sexto da pena total se for primário, ou um quarto se for reincidente. Tem que ter boa conduta carcerária, pois o juiz, antes de conceder a saída temporária, consulta os diretores do presídio para avaliar o comportamento dos presos beneficiados.
O próprio diretor da unidade prisional encaminha ao juiz da Vara das Execuções Penais a relação dos presos que têm direito à saída temporária. Mas caso algum preso preencha os requisitos que permitam a saída temporária e o nome do detento não esteja na relação, o pedido pode ser feito pelo seu advogado, diretamente ao juiz.
A Lei de Execução prevê, pelo menos, cinco saídas temporárias ao ano, cada uma podendo durar até sete dias corridos. As saídas são regulamentadas pelo juiz das Execuções Penais e geralmente são concedidas nas datas do Natal/ano novo; Páscoa; Dia das Mães; Dia dos Pais e festas juninas.
Uma vez fora do presídio, os detentos são obrigados a cumprir uma série de normas de condutas, como não frequentar bares, boates, embriagar-se, envolver-se em brigas, andar armado, ou praticar qualquer outro delito.
Segundo o vice-diretor do Presídio Mário Negócio, capitão Manoel Lima, no ano de 2009, no mesmo período natalino, a Justiça concedeu o benefício a 78 detentos. Segundo capitão Lima, todos retornaram ao presídio e não houve registro de envolvimento em crimes de nenhum dos beneficiados com a saída temporária.
Saída temporária X indulto natalino - O benefício concedido aos presos para dividirem os momentos de Natal com a família para posterior retorno é a chamada "saída temporária", prevista na Lei de Execução Penal. O preso sai com data marcada para voltar e terminar o cumprimento da pena.
No indulto de Natal, o condenado é perdoado, ou seja, a sua pena é extinta, mediante o atendimento de algumas exigências. O indulto é o perdão da pena, e não uma saída temporária. Vale ressaltar que apesar da extinção da pena, o beneficiado não retorna à condição de réu primário. A lista de condenados beneficiados com o indulto natalino é assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas até o momento ainda não foi divulgada.


DETENTOS BENEFICIADOS COM A SAÍDA TEMPORÁRIA EM 2010

1-Aldeci Trajano de Araujo
2-Alexandro da Silva Melo
3-Alexandro de Souza
4-Amichelango Alípio de Oliveira
5-Antônio Borges
6-Antônio Idalino Nogueira Júnior
7-Antônio José de Oliveira Filho
8-Antônio Saraiva Alves
9-Antônio Tavares de Souza Filho
10-Arisson Antônio Pereira
11-Auritomilton Fernandes Ozeas
12-Cícero Gomes Fernades
13-Claudio Ricarte Terto da Silva
14-Dagmar Oliveira Nogueira
15-Damião Bernardo dos Santos
16-Damião Severino da Silva
17-Diego Bruno Reinaldo Dantas
18-Eltomar Hermínio da Silva
19-Erivanaldo Monteiro da Silva
20-Fábio Dias de Andrade
21-Francisco Alison de Souza
22-Francisco Antônio Filgueira Lopes
23-Francisco Cleudimar Dantas da Silva
24-Juvenal Rosa
25-Francisco de Assis da Costa Filho
26-Francisco de Paiva Soares
27-Francisco Diassis da Silva Júnior
28-Francisco Eudes de Assis
29-Francisco Gomes dos Santos Filho
30-Francisco Heleno Felipe
31-Francisco José Mateus de Melo
32-Francisco Marcelo da Silva
33-Francisco Maxsuell Gomes Borges
34-Francisco Reinaldo de Lima Júnior
35-Francisco Rodrigues Filho
36-Geovanio Neves do Nascimento
37-Francisco Rogério da Silva
38-Francisco Ronilson Ferreira
39-Gilvan Augusto da Silva
40-Gladyston Pereira de Oliveira
41-Hélio Delmiro da Silva
42-Jairo Almeida Ferreira
43-João Avelino Galvão Rosa
44-João Luiz da Silva
45-João Maria Ferreira da Silva
46-João Rodrigues Gomes de Souza
47-Joaquim Kelly dos Santos
48-José Ferreira Filho
49-José Santana
50-José Sobrinho dos Santos
51-Joseilson Rodrigues Lopes
52-Josemar Borges da Silva
53-Juvenal Rosa
54-Lázaro Augusto de Souza
55-Leonardo Cardoso da Silva
56-Luzia Pereira de Oliveira
57-Magno Jonas Alves de Souza
58-Maria das Graças da Silva
59-Martiniano Moura de Menezes Neto
60-Maxmelly Freire da Silva
61-Nazareno Luis de Melo
62-Nilton Max Gomes de Souza
63-Patrick Jonhathan de Oliveira Nunes
64-Pedro Batista Filho
65-Pedro Narciso Alves Gomes
66-Sávio Delano Dantas de Medeiros
67-Sefaz Souza da Silva
68-Weskley de Almeida Bezerra
69-Willame Martins Damásio
70-Josemar Franco da Silva
71-Francisca Gleidiene de Souza Manteiro
72-Josian Cabral Monteiro
73-Josian Sinésio Garcia
74-Stevan Rafael da Silva
75-Francisco de Aquino Rodrigues
76-João Luiz da Silva 


Fonte: Gazeta do Oeste

Preso finge estar doente para pegar droga no Hospital


Caraúbas/RN - Nesta sexta-feira, 17/12, por volta das 15:30 hs, o detento Bonfim Tarcísio da Silva (foto) foi autuado em flagrante enquadrado no artigo 33 da lei que regulamenta o combate às drogas. Policiais Militares e Agentes Penitenciários que escoltavam o referido detento durante a espera por atendimento médico no Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira contaram que desconfiaram do mesmo por ele pedir insistentemente para ir ao banheiro, sendo que quando da permissão para tal fim ele foi acompanhado de um agente penitenciário não conseguindo assim concretizar seu plano. Após isso, um agente retornou ao banheiro e numa rápida vistoria conseguiu localizar um pacote contendo 142g de maconha que encontrava-se na lixeira. Logo, o mesmo foi encaminhado à delegacia local para a devida autuação e depois retornado para a Cadeia Pública de Caraúbas onde já cumpre pena por porte ilegal de arma. A polícia afirma que já tinha conhecimento dessa prática e está atenta para evitar a entrada de drogas naquela unidade prisional.


Nota: Parabéns aos Policiais Militares e Agentes Penitenciários que participaram desta ação, demonstrando atenção e comprometimento com o serviço.
Foto e Fonte: Ronda Caraubense

2º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR EM MOSSORÓ FORMA MAIS 48 NOVOS SOLDADOS

Alunos do CFSd Mossoró, antes do início da solenidade
Mesa das autoridades
Alunos do CFSd
Placa de Formatura
Familiares do Soldado Ivan, emocionados com as homenagens prestadas
Entrega de comenda ao Soldado Igor Costa, irmão do Soldado Ivan, morto em combate.
Encerramento da solenidade de conclusão do CFSd
Encerramento da solenidade
Novos Soldados da PMRN
Placa de Formatura
FOTOS: Toxina
Aconteceu sexta-feira (17) a solenidade de formatura de 48 alunos soldados que se encontravam em formação na Unidade do 2º Batalhão de Polícia Militar, em Mossoró. O curso teve início no dia 26 de julho de 2010, com uma carga horário de mais de 800 horas/aula.

Como frisou o próprio comandante do 2º BPM, tenente Coronel Eliezer, a solenidade quebrou paradigmas . Ao invés de uma formatura puramente militarizada, o evento ocorreu em um salão de festas.

Formaram a mesa das autoridades, a Deputada Federal Sandra Rosado, a Deputada Estadual Larissa Rosado, os vereadores Lahyre Rosado e Cláudia Regina, o Presidente da Câmara Municipal, Claudionor dos Santos, o Diretor da Guarda Civil Municipal Sargento Osnildo, o Comandante do 2º BPM, tenente coronel Eliezer, o Major Silvano, convidado de honra do CFSd e o Tenente do Corpo de Bombeiros, Bruno, representando a instituição.

A solenidade foi prestigiada por amigos e familiares dos formandos, além de todo corpo de Oficiais e praças do 2º BPM que tiveram participação no ciclo de formação dos novos soldados.

O momento mais marcante foi durante uma homenagem que os concluintes da turma fizeram ao Soldado Ivan Alexandre da Costa, morto em serviço na cidade de Baraúna, fato ocorrido no dia 08 de setembro de 2007.