segunda-feira, 13 de junho de 2011

"QUANDO NÃO SE TEM LÍDER, ESTÁ FORMADO O QUADRO PARA O MOTIM"

FOTO: JOÃO COTTA/DIVULGAÇÃO
Rodrigo Pimentel, 40, estreia amanhã como comentarista de segurança pública do "Bom Dia Brasil", da Globo. Nesta entrevista, ele comenta o motim dos bombeiros do Rio de Janeiro e as alternativas para conter a violência no Brasil.

FICHA INFORMATIVA - Reproduzido de: Portal O Tempo - Autor: André Juste, repórter - Publicação: 12/06/2011 - Imagem: Publicada no site de origem.  Leia a Matéria Completa no Site de Origem: Clique Aqui

Entrevista com Rodrigo Pimentel - Ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) - Corroteirista do filme "Tropa de Elite".

O que significam os últimos acontecimentos envolvendo os bombeiros no Rio de Janeiro, em termos de segurança pública? A população está segura?
No caso dos bombeiros, o que falta é uma política salarial. O que aconteceu após o movimento, sim, afeta a segurança pública. Diante de políticos pouco habilidosos e da ausência de uma política salarial de segurança pública, tornamos-nos reféns desses episódios. Lembro que esse episódio no Rio não foi único: tivemos em Fortaleza em 1997 um evento parecido; em Minas Gerais, em 1998; em Tocantins em 1999. Em São Paulo, inclusive, a Polícia Civil cercou o Palácio Bandeirantes no ano passado. Enquanto os governantes não derem uma política salarial, um plano de carreira para as categorias, esse movimentos deverão se repetir no país.

Para invadir o quartel, os bombeiros tinham o direito de levar os familiares?
Eles não deveriam levar seus familiares. Mas vamos lembrar que esses bombeiros estavam desesperados em função de baixíssimos salários, ansiosos por um posicionamento do governo estadual, reclamando condições precárias de trabalho. Quando você não tem uma liderança efetiva, alguém que lhe dê satisfação, um líder sensível a essas demandas, está formado o quadro para uma rebelião, um motim. Os motins ocorrem em função dos líderes e não em função da base. Insensibilidade e intransigência provocam o motim. E foi isso o que aconteceu no Rio de Janeiro. No entanto, os bombeiros não deveriam expor seus familiares a essas reivindicações.

Como você avalia a ação do Bope?
O Bope é uma tropa profissional, leal ao comandante geral da Polícia Militar. É uma tropa legalista, que trabalha em favor da lei. A ordem deveria ser restabelecida, os bombeiros estavam na prática de um crime militar, e o Bope foi usado de forma profissional. Mas é evidente que, no coração de cada policial militar do Bope, havia uma solidariedade. Não com o crime praticado, mas com o pleito do profissional bombeiro.

A retomada do quartel poderia ter sido feita por meio de negociação?
Poderia ter sido feita e seria a alternativa tática mais viável e que implicaria menos riscos. Mas o governo do Estado optou por uma retomada do quartel. É verdade que os bombeiros estavam praticando um crime militar e deveriam ser presos. No entanto, em outras situações, a prática é outra. Um exemplo simples: quando há uma rebelião em um presídio brasileiro, normalmente os governos persistem muito mais na negociação do que na ocorrência com os bombeiros. A polícia demora dias para optar pela invasão. No caso da rebelião no quartel dos bombeiros no Rio, a opção pela invasão foi quase imediata.

LEIA A INTREVISTA COMPLETA DIRETAMENTE DO SITE, CLICANDO NO LINK ACIMA
 
Via: Toxina

APREENSÕES E PRISÃO EM PILÕES

“Lei seca”, Lei 11.705/2008
Por volta das 19:00 hs desse domingo (12), a GU de serviço de Pilões, quando realizava patrulhamento ostensivo pelas ruas da cidade, recebeu uma denúncia anônima através do telefone móvel da viatura dando conta de que a pessoa de Adriano tinha entregue uma motocicleta ao seu sobrinho menor de idade para que este a conduzi-se.
Diante da denúncia os policiais se deslocaram para o local especificado pelo(a) denunciante e vieram a deparar-se, nas proximidades do cemitério público da cidade, com Adriano Mascena de Assis, solteiro, agricultor, residente na cidade de Alexandria, conduzindo a motocicleta Honda CG 125cc, ano/modelo 1979, de cor vermelha e placa MNO-0310/ PB, e consigo, no lugar do carona da motocicleta, o seu sobrinho G. A.    M. de A., de 12 anos de idade.
Adriano Mascena de Assis
No momento da abordagem constatou-se que o referido condutor apresentava fortes sinais de embriaguez alcoólica, motivo pelo qual este foi conduzido à cidade de Luís Gomes a fim de ser submetido ao teste do bafômetro, que ao ser realizado apresentou como resultado a quantia de 2,00 mg/l (miligrama de álcool por litro de ar expelido). Uma vez que a lei não permite que condutores de veículos automotores consumam álcool em quantidades superiores a 0,1 mg/l antes de dirigir, o sr. Adriano foi apresentado, juntamente com a referida motocicleta, na 8ª DRPC de Alexandria para serem feitos os procedimentos cabíveis.
Apreensão de motocicletas conduzidas por menores
Aproximadamente às 22:30 hs desse mesmo domingo  (12), populares denunciaram, via telefone, que menores da cidade de Alexandria estariam conduzindo motocicletas no centro da cidade de Pilões.
Ao chegar à Rua Maria Delfina, próximo à igreja Católica, a Guarnição Policial deparou-se com o menor D. V. de S., estudante, nascido aos 22 de junho de 1993, tendo assim 17 anos de idade, residente no Bairro do Cascalho em Alexandria, conduzindo a motocicleta tipo Honda CG 125cc, de cor vermelha e placa MOK-6913/PB.  Segundo o menor, a motocicleta que ele conduzia é de propriedade de seu irmão.
Na mesma hora e local foi também apreendida a motocicleta Honda CG 125cc, de cor verde e placa MNJ-2132/PB.  No momento da apreensão a referida motocicleta era conduzida pelo menos W. A. de L., estudante, nascido em 05 de janeiro de 1994 (17 anos), também residente em Alexandria. O menor afirmou que a motocicleta é de propriedade de sua mãe.
 Ambas as motocicletas foram apreendidas e encaminhadas à 8ª DRPC de Alexandria para que fosse feitos os procedimentos legais e de praxe.


População de Pau dos Ferros chora com a morte de Junior.

Muita comoção no enterro do garoto que foi cruelmente assassinado, no dia 05/06/2011.
População pede justiça no momento do enterro.








Momento da chegada do corpo no posto Esso







FURTO DE UMA MOTOCICLETA EM ANTÔNIO MARTINS/RN

A pessoa de Maria de Fátima Sousa, residente em Frutuoso Gomes/RN ao participar das festividades Juninas na cidade de Antônio Martins/RN, teve sua motocicleta furtada na madrugada de hoje (12/06).

Maria de Fátima informou que havia estacionado sua motocicleta Honda Pop, cor preta, placa EIE 1723/CE, nas proximidades da Praça Boa Esperança e quando retornou por volta de 01h30min, não mais a encontrou.

Os policiais do Destacamento de Antonio Martins, sobre o comando do sargento Lima Araújo, ao tomar conhecimento do fato realizaram diligências, mas ate o momento não obtiveram êxito.

*Com informações da DPM Antônio Martins/RN