sábado, 16 de julho de 2011

Capitão Carvalho assume comando da 3ª Companhia de Polícia

Desde a ultima segunda-feira(11), que o Capitão Carvalho assumiu as funções de comandante da Companhia de Polícia de Alexandria/RN, o Major Humberto foi nomeado para a assumir a cadeia publica de Mossoró/RN.

POLICIAL MILITAR TEM TOTAL RESPALDO DA POPULAÇÃO, EM JOÃO DIAS/RN.

Kywal Lima destaca a pouco mais de um ano em João Dias, onde responde pelo comando do destacamento da polícia militar. Filho natural de Patu, Kiwal é visto por muitos popular no município como um policial modelo, tendo em vista o modo com o qual procede no dia-a-dia.

VOCÊ FEZ INÚMEROS CURSOS NA ÁREA DE SEGURANÇA. QUAIS OS CURSOS E POR QUE TRABALHAR EM UM MUNICÍPIO PEQUENO DO PORTE DE JOÃO DIAS?
Foram 38 cursos de aperfeiçoamento e aprimoramento militar. Dentre estes destaco
o curso de progressão em favela que realizei junto ao BOPE do Rio de Janeiro; o de combate a caatinga junto ao 72º BIMTZ (Batalhão de Infataria Monorizada), em petrolina, PE; da caatinga na CIOSAC; do TIP (Técnicas de Imobilização Policial) com a polícia militar do estado do Ceará; de ações imediatas com a SWAT da Filadélfia dos Estados Unidos da América; de terrorismo com a polícia federal, o GSG 9; de operações especiais com o Exército Brasileiro, no 1º Batalhão de Infataria Motorizada, em Natal.
Na área pessoal, que interfere diretamente no meu trabalho, cito como crucial minha formação plena em pedagogia.
Esta minha conduta também devo muito ao próprio Exército do meu país. Lá aprendi muito do que sou. Sou defensor do "estirar a mão para a população, sentir-me gente, igual", para ouvir e procurar solucionar um problema com o diálogo. Porém, também sei usar a força quando necessário. Não é por ser militar que temos que ser superior a quem quer que seja. Somos iguais e temos que passar isso para nosso semelhante. A igualdade, o resguardado, o respeito mútuo.

APARENTEMENTE VOCÊ SENTE-SE REALIZADO NA CORPORAÇÃO. VOCÊ TEM PLANOS MAIORES DIANTE DO ROL DE CURSOS QUE REALIZOU?
Ao que tudo indica, farei um curso para sargento, em breve. É uma promoção que faz parte da carreira militar. Oficial da PM ou entrar na polícia federal do meu país, esses são meus objetivos no momento.

HOJE JOÃO DIAS É A CIDADE MAIS TRANQUILA DO RIO GRANDE DO NORTE, SEGUNDO LEVANTAMENTO DA OEI (ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS ÍBERO-AMERICANOS). À TEMPOS ATRÁS ERA VISTA COMO UMA CIDADE MUITO VIOLENTA. O QUE A POLÍCIA TEM FEITO PARA MANTER A CALMA E A TRANQUILIDADE NO MUNICÍPIO?
O foco principal é a aplicação da ação ostensiva e preventiva. Temos meios de verificar e executar várias ações. Em João Dias fazemos blitz constantemente, tanto na cidade como na zona rural. A área fronteiriça com o estado da Paraíba é sempre monitorada por nós, até por que em fronteiras ocorrem fatos atípicos, diferentes. O tráfico de drogas é maior e mais perigoso. É uma área de conflito e temos uma maior cobertura neste local. Nossa divisa com Catolé do Rocha está sempre resguardada.

A VIADUTA DO MUNICÍPIO ESTÁ QUEBRADA FAZ DIAS. HOJE, SEU CARRO PARTICULAR FAZ O PAPEL DE VIATURA. ISSO É AMOR DEMAIS A PROFISSÃO?
Isso é o peso da responsabilidade. Independentemente de qualquer falta, tenho o dever moral de suprir estas necessidades. Solicitei ao meu comandante, Capitão Carvalho a substituição do veículo, sendo atendido de pronto. Entretanto, este carro também deu defeito e na ausência de uma viatura, disponibilizei o meu para executar o policiamento ostensivo. Estou no aguardo que o estado nos envie a autorização para o conserto da viatura.

A IMPLANTAÇÃO DE PALESTRAS EDUCATIVAS SOBRE DROGAS E ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES FOI UM DOS BASILARES DO SEU TRABALHO COMO POLICIAL, EM JOÃO DIAS PARA ESTE RECONHECIMENTO?
Com certeza. Creio que estes são dois dos principais problemas da sociedade. Para isso, se faz necessário que a implantação do diálogo seja uma constante na escola. Um fato que eu não poderia deixar de citar é o reconhecimento por parte de crianças, ao me ver transitando nas ruas de João Dias. Tratam-me com muito carinho e chegam até a me apresentar aos pais como um orientador deles. Isso é muito, muito gratificante. Não poderia deixar de citar também, que a parceira polícia/secretaria de educação via prefeitura municipal de João Dias é fundamental para o sucesso deste trabalho.

COM A EXPERIÊNCIA E A VISÃO QUE VOCÊ TEM, COMO VOCÊ VER A "ENXURRADA" DE POLICIAIS MILITARES ADENTRANDO NA POLÍTICA?
Nada contra meus colegas quem desejam ou estão na política. Mas hoje a polícia está sendo vista como um segundo emprego. Não é a profissão destes. Entendo em parte esta situação, muitos colegas têm a advocacia, também como trabalho e outros tantos. O que falta muitas vezes é aptidão para a carreira. Isso é preocupante.
Existe uma frase que sintetiza bem esta questão: "um faz mais por querer, do que dez pelo dever".

E NA POLÍTICA, EXISTE HOJE ALGUMA PRETENSÃO SUA?
De maneira nenhuma. Mas não posso dizer que desta água não beberei. Hoje eu sou um PM com muito orgulho. Não tenho ou sou filiado a facção política nenhuma. na verdade, nasci para ser militar e assim vivo.

ENTÃO OS RUMORES QUE VOCÊ PODE ENGROSSAR ESSA FATIA DA PM QUE ADERIRAM A POLÍTICA NÃO PROCEDE?
Veja bem: como disse anteriormente, hoje sou policial, apenas isso. O futuro não é algo que eu tenha a prerrogativa de prever.

O FATO DE TER MUDADO SEU DOMICÍLIO ELEITORAL RECENTEMENTE, NÃO CARACTERIZA NADA?
Não. Como sou militar, votando em outro município deixaria uma lacuna aqui quando necessitasse sair. Gosto muito de João Dias e por este motivo, para sentir-me mais joaodiense mudei meu título para cá.

QUAL A MENSAGEM QUE VOCÊ DEIXARIA PARA A POPULAÇÃO?
Que estarei sempre pronto para auxiliar na paz e tranquilidade deste povo. Que minha trajetória em João Dias, apesar de adminícula, continue numa relação de amizade e companheirismo, sempre respeitando para ser respeitado.

Foto: Humberto Nobre
fonte:RN POLITICAEMDIA2012

ROSALBA INVESTE (?) NA POLÍCIA CIVIL FECHANDO DELEGACIAS À NOITE, FINAIS DE SEMANA E FERIADOS

Jornalista Cézar Alves
Eis a solução encontrada pelo o Governo do Estado para não investir na Polícia Civil, fechar as delegacias à noite a partir das 18h, bem como nos feriados e finais de semana.

Com isto as investigações noturnas vão ter que esperar literalmente amanhecer, e o cidadão de bem também terá que esperar o dia para pôder usufruir dos serviços da Polícia Judiciária.

Ao invés das delegacias terem mais investigadores, delegados e escrivães terão agora à noite a Guarda Patrimonial aos seus serviços, sim... aos seus serviços! Pois o cidadão de bem não terá mais os serviços da Polícia Civil à noite, pois a guarda patrimonial apenas guardará as delegacias, tomando conta do prédio.

Já os Policiais Civis ficarão em casa, esperando o dia amanhecer para: apurar delitos, ouvir acusados, testemunhas, vítimas etc. que aconteceram durante à noite, enquanto isto... a guarda patrimonial “dorme” nas delegacias, vigiando-as daqui por diante a partir das 18h.

Com isto o problema da violência do Rio Grande do norte se resolverá, sim... se resolverá de dia!

Esperamos que a criminalidade respeite esta portaria de número 325/2011 publicada dia 14 de julho e deixe pra cometer delitos apenas durante o dia para assim ter o aparelho estatal para reprimí-lo.

Com a medida, a governadora espera amenizar o problema gravíssimo da falta de policiais civis nas delegacias da capital e provavelmente também do interior para investigar. É piada!

Esta metida da governadora Rosalba Ciarlini para resolver o problema da falta de agentes civis fez lembrar a maneira como a ex governadora Vilma de Faria resolveu a questão da superlotação das delegacias. Vilma mudou o nome da delegacia para Centro de Detenção.

Tragédia em João Pessoa: Casal é executado dentro de carro no momento que trocava carícia

Mortos dentro do carro
Um casal foi assassinado brutalmente no final da noite desta quinta-feira (14), no bairro do Bessa, em João Pessoa. O duplo homicídio ocorreu no momento que os jovens trocavam carícias.
Segundo informações do repórter Emerson Machado, TV Correio, os jovens estavam num veículo Ford KA, quando homens chegaram e cometeram o crime.

Informação que chegou para os policiais é de que um veiculo Fiat doblo de cor prata, teria parado próximo ao carro do casal e homens desceram e armados de pistolas 380 praticaram o crime.

Corpo ainda no veículo
O rapaz foi identificado como sendo Rodrigo Cristiano Soares de 28 anos, já a mulher não estava com nenhuma identificação, mas aparentava ter entre vinte e cinco e trinta anos de idade.
Identidade do rapaz morto
Até agora a Policia não tem informações sobre os motivos do duplo assassinato, porém, policiais disseram que crime tem característica de execução já que a maioria dos tiros foi na cabeça das vitimas.
Todos os detalhes serão veiculados ao meio dia no Correio Verdade, Tv Correio, com Samuka Duarte.

Portal Correio