quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Em Currais Novos homem foi assaltar loja com arma de brinquedo e acabou preso

Por Sd PM J. Júnior Fotos: Sd PM J. Dantas

Fonte: batebola95.blogspot.com

Na tarde desta terça-feira (06), por volta das 15:30h, um assalto a mão armada movimentou os policiais da cidade. Após saber da ocorrência, todas as guarnições (Rádio Patrulha, GTO e Rocam), foram acionadas e saíram diligência para prender o assaltante. Depois de alguns minutos, com ajuda de populares, os policiais conseguiram prender, Relisson Dantas de Oliveira, de 25 anos, natural de Jacobina-BA, residente na Rua Othom Filho, 268, Bairro Gilberto Pinheiro. O acusado deu muito trabalho aos policiais pulando vários muros de residências até ser capturado. Com o mesmo foi encontrado, 04 celulares, 30R$ e a arma utilizada no crime, uma pistola de brinquedo.


O assalto aconteceu na loja da Oi, situada na Avenida Teotônio Freire e começou a ser desvendado depois que um cliente que estava de moto entrou na loja na hora do assalto e percebeu que a arma utilizada era de brinquedo. 


Logo após perceber que a arma era falsa, o cliente deferiu uma capaçetada na cabeça do acusado que fugiu.Relisson foi conduzido para a delegacia e apresentado ao delegado de plantão que tomará as medidas cabíveis.
 

Homem é morto a facadas em Apodi


A Vítima ainda chegou a ser socorrido mais não resistiu aos ferimentos

 Apodi - Por volta das 16:00hs desta Quarta-Feira (08), uma discussão acabou em tragédia no bairro IPE, o fato aconteceu no bar de uma pessoa conhecida por Edmilson, as margens da BR 405. A vítima foi a pessoa de Francisco Benedito Fernandes de Lima, 37 anos, que morreu em consequência de três cutiladas de faca peixeira, sendo um ferimento no braço e outros dois na altura da região abdominal, a vítima foi socorrida por populares e encaminhado para Mossoró mais não resistiu aos ferimentos e faleceu. 


A vítima:  Francisco Benedito Fernandes de Lima, 37 anos

Ao tomar conhecimento do fato, a polícia militar, sob o comando do capitão Brilhante, montaram um cerco na tentativa de localizar o acusado, uma operação que contou com policiais do GTO, da Rádio Patrulha e da ROCAM. Minutos depois, o GTO de Apodi conseguiu localizar e prender em flagrante delito a pessoa de Roberto de Oliveira Medeiros, 23 anos. O mesmo foi conduzido a delegacia de polícia civil para serem realizados os procedimentos legais.

Nota: Parabéns a todos policiais que participaram dessa operação, o que mostra a eficiência e a seriedade do trabalho da polícia em Apodi e região. Nota 10.

SENADO APROVA CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

O texto do novo Código de Processo Penal (CPP) foi aprovado ontem pelo plenário do Senado e será encaminhado agora para a Câmara dos Deputados. A reforma do texto, de 1941, destaca o fim de uma série de privilégios, como a prisão especial, e estabelece grande número de direitos para as vítimas.
Para Demóstenes Torres (DEM-GO), que presidiu a comissão de senadores encarregada de elaborar o novo CPP, entre seus méritos está o fim das chamadas 'prisões especiais' para autoridades e para quem tem curso superior. 'Qual a diferença entre um pedreiro assassino e um senador assassino? São todos criminosos e devem ir para o mesmo lugar.'
Em compensação, o novo texto eleva para 16 o número de medidas cautelares à disposição dos juízes (para evitar que o investigado seja levado antecipadamente para a cadeia), reforça a garantia de julgamentos com isenção e diminui os recursos judiciais que facilitam a prescrição dos processos e, por consequência, estimulam a impunidade. O novo código permitirá que o juiz mantenha o suspeito nas ruas, mas adote medidas que garantam o bom andamento do processo.
Um magistrado poderá, por exemplo, determinar a prisão domiciliar do investigado, o monitoramento eletrônico, proibir que ele tenha contato com determinadas pessoas ou frequente certos lugares. Também haverá modificações quanto ao pagamento da fiança, garantindo que ela se torne efetivamente um instrumento para penalizar quem está sendo denunciado ou investigado por um crime.
O texto ainda busca regular o prazo máximo para a prisão preventiva - o que não existe atualmente. O novo CPP prevê, para os crimes com pena máxima inferior a 12 anos, um prazo de até 540 dias. Para os crimes com penalidade superior a 12 anos, o tempo máximo para que o investigado permaneça preso será de 740 dias.
Um dos pontos que o Senado aprovou e o governo ainda pretende alterar refere-se à prisão preventiva. O texto aprovado permite que os juízes decretem a prisão preventiva de acusados de crimes de 'extrema gravidade' ou em caso de reincidência. Essas duas hipóteses, propostas pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO), não eram previstas no código de 1941 e no texto original do novo CPP. O governo não conseguiu alterar o texto no Senado e vai tentar mudá-lo na Câmara.
Outra polêmica fica estabelecida com a instituição de um juiz que cuidará da instrução do processo - que autoriza interceptações telefônicas, quebra de sigilos e produção de provas. Ele deixará de ser responsável pelo julgamento. É uma tentativa de evitar que o magistrado se envolva de tal forma com a investigação que sua imparcialidade fique comprometida.
Vítimas. Outra inovação é que as vítimas passam a ter o direito de ser comunicadas sobre o andamento dos processos, especialmente da prisão ou soltura do autor do criminoso. Elas poderão ainda obter cópias de peças do inquérito policial e do processo penal, salvo quando correrem em sigilo de Justiça.
Também será possível prestar declarações em dia diferente do acusado e ter orientação do Estado sobre ações penais e civis por danos materiais e morais. Em alguns casos, caberá ainda ao governo prestar assistência psicossocial e até financeira às vítimas.
Dois anos. A tramitação do CPP demandou dois anos. O substitutivo recebeu 214 emendas, das quais 65 foram aprovadas, enquanto outras 32 foram parcialmente aproveitadas como subemendas do relator.
Fonte: http://estadao.br.msn.com

NOMEAÇÃO DOS NOVOS POLICIAIS CIVIS DEVE FICAR PARA 2011

Delegados, agentes e escrivães estão formados aguardando homologação do concurso. Secretaria de Administração não tem prazo para isso.

A peleja dos aprovados no concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte continua. O processo seletivo que se arrasta desde 2008 pode virar mais um ano sem ser finalizado. A parte mais difícil, a formação, foi concluída. No entanto, os novos delegados, agentes e escrivães aguardam homologação e nomeação.

No início de novembro deste ano, os policiais concluíram o curso de formação na Academia da Polícia Civil. Agora, mesmo preparados, eles ainda não assumiram suas funções dentro da instituição.

No total, são 90 novos delegados, 320 agentes e 137 escrivães. Isso representa um acréscimo de 40% no efetivo da Polícia Civil do Rio Grande do Norte e chegou a ser tido como um renascimento do órgão.

Apesar da necessidade imediata de novos policiais nas delegacias, principalmente no interior do Rio Grande do Norte, os entraves burocráticos estão atrasando ainda mais a conclusão do certame.

A reportagem ouviu o secretário estadual de Administração, Paulo César de Medeiros, sobre o assunto. Ele explicou que tudo está sendo feito para garantir a homologação dos novos policiais, no entanto, isso depende de um processo burocrático.

“O mais difícil já foi feito, que era a formação. Agora, o processo esta tramitando para que possamos fazer a nomeação”, afirma o secretário. Paulo César, contudo, não estabeleceu uma data para que isso seja feito.

Com a proximidade do fim do ano e levando-se em conta a quantidade de policiais, o processo tende a ficar para o próximo ano, caindo no colo da governadora eleita Rosalba Ciarlini.

Mesmo assim, o secretário Paulo César mantém o otimismo quanto à homologação. “Estamos trabalhando para concretizar até o fim do ano”, ressalta. Por outro lado, os aprovados e formados no concurso aguardam ansiosos. Todo processo seletivo completou dois anos no último dia 4 deste mês.

FONTE: Nominuto

MULHER É ASSASSINADA NA CIDADE DE PAU DOS FERROS /RN A GOLPES DE PUNHAL.

Na madrugada de hoje (08/12), por volta das 03h30min, à pessoa conhecida por JOSÉ NILSON, assassinou com uma punhalada no peito esquerdo, a dona de casa IRENE DA CONCEIÇÃO, 33 anos, na própria residência da vitima no Bairro Dom Bosco em Pau dos Ferros/RN.

Os motivos do crime ainda são desconhecidos, a Polícia foi acionada e encontra-se em diligencias tentando capturar o foragido.

Segundo informações de populares existe um parentesco entre a vitima é o assassino.

Segunda Seção prende dupla acusada de aterrorizar três bairros

Policiais do Serviço de Inteligência do 2º Batalhão de Polícia Militar de Mossoró, da "Segunda Seção", efetuaram a prisão de dois suspeitos que vinham aterrorizando os bairros os bairros Abolições, Santa Delmira e Parque das Rosas. Segundo a polícia, além de serem responsáveis pelo tráfico de droga na região, os presos José Ivanildo Pinheiro de Lima, o "Boboia", e seu comparsa Alex Gomes de Souza, o "Bobila", foram presos portando um revólver calibre 38 municiado, 21 pedras de crack prontas para o consumo e 50 reais em dinheiro fracionados. A polícia estava à procura da dupla depois de receber várias denúncias de vítimas baleadas pelos suspeitos, que sempre se evadiam quando a polícia era chamada. Os mesmos são acusados de participação em vários crimes, além da tentativa de homicídio.

Fonte: Gazeta do Oeste