quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Promotor recorrerá ao STJ de decisão que mantém acusados de matar Mércia em liberdade

TJ analisa se o processo é da comarca de Guarulhos ou de Nazaré PaulistaO promotor Rodrigo Merli informou nesta quarta-feira (20) que vai recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que manteve em liberdade os acusados de matar a advogada Mércia Nakashima.

Ele também reiterou que pretende encaminhar à primeira instância da Justiça de São Paulo pedido de prisão preventiva com novos argumentos, mas que isso só será feito depois de o TJ decidir de quem é a competência do caso. O TJ analisa se o processo é da comarca de Guarulhos ou de Nazaré Paulista, onde o corpo de Mércia foi encontrado.

Mizael Bispo e Evandro Bezerro da Silva, suspeitos de matar a advogada, tiveram novamente liberdade concedida pela Justiça nesta quarta-feira. De acordo com o Tribunal de Justiça, nesta quarta foi julgado o mérito da decisão anterior da desembargadora Angélica de Almeida junto com a posição de mais dois desembargadores. A 12ª Câmara Criminal decidiu manter o habeas corpus por dois votos contra um, entre três desembargadores.

Além disso, o juiz Leandro Bittencourt Cano, que preside audiência do caso, atendeu a um pedido da acusação e transferiu para quinta-feira (21) o interrogatório de Mizael Bispo e Evandro Bezerra da Silva. A Promotoria pediu que os depoimentos fossem tomados em um mesmo dia para evitar que houvesse algum tipo de comunicação entre os réus, que respondem ao processo em liberdade.

A audiência começará na quinta-feira às 13h. O advogado assistente de acusação, Alexandre de Sá Domingues, sugeriu que a sessão desta quarta-feira (20) fosse estendida para ouvir os dois acusados. Entretanto, o juiz disse que seria melhor, para garantir a integridade dos réus, que eles deixassem o fórum ainda com o dia claro, uma vez que havia manifestantes do lado de fora do fórum.

fonte : R 7

Delegado acredita que F. Gomes foi morto a mando do crime organizado

O delegado Ronaldo Gomes, titular da Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), declarou que a o assassinato de F. Gomes foi contratado pelo crime organizado. Designado em caráter especial para o caso, o delegado ouviu a confissão de João Francisco dos Santos, o “Dão”, mas não acredita que ele tenha feito isso por conta própria.

“Trabalhamos claramente com a hipótese de que ele foi contratado pelo crime organizado. Não acreditamos nessa história contada por ele de que cometeu o crime por conta própria”, declarou Ronaldo Gomes.

João Francisco dos Santos foi preso nesta terça-feira (19) e, após mais de cinco horas de depoimento, confessou ter matado o radialista Francisco Gomes de Medeiros. De acordo com o assassino, a motivação para a morte de F. Gomes teria sido vingança.

Ele declarou ao delegado que em 2007 o radialista teria dado muita ênfase ao caso envolvendo Dão, em que ele tinha sido preso por assalto, mas cumpriria a pena no semi-aberto. Depois da veiculação das matérias, a Justiça decidiu pela prisão em regime fechado.

Com isso, Dão afirmou ter ficado com raiva de F. Gomes e passou a planejar sua morte, tendo executado o plano na noite da segunda-feira (18). Apesar da confissão, o delegado da Deicor afirma que o crime organizado está por trás do assassinato.

“O pistoleiro foi ele, mas vamos investigar para descobrir quem mandou”, ressaltou. Ronaldo Gomes informou que F. Gomes foi morto por causa do tráfico de drogas, lembrando que essa prática criminosa tem se tornado forte no interior e o radialista era um forte combatente na luta contra o avanço da venda de droga.

O delegado disse ao portal Nominuto.com que vai continuar em Caicó para dá prosseguimento as investigações. Hoje, ele deverá ouvir várias pessoas ligadas à F. Gomes ou possíveis testemunhas do homicídio.

Fonte: nominuto.com

MP proíbe entrada de torcidas organizadas nos estádios do RN

O Ministério Público determinou que as torcidas organizadas estão proibidas de entrar nos estádios de futebol do Rio Grande do Norte. A medida foi enviada ao Comando de Policiamento Metropolitano da Polícia Militar e começa a valer a partir desta terça-feira (19).

De acordo com o comandante do CPM, coronel Alarico Azevedo, a proibição entra em vigor na partida desta noite, entre América-RN e Santa Cruz. As duas equipes se enfrentam no Machadão, a partir das 21h.

“A Polícia Militar estará no estádio e não vai permitir a entrada de pessoas vestindo camisas de torcidas organizadas ou carregando charangas. Essa é uma medida do Ministério Público e nós vamos dar cumprimento”, ressaltou.

Coronel Alarico Azevedo lembrou que a proibição será para torcedores com camisas exclusivamente fazendo referência às torcidas organizadas. Além disso, também não será permitida a entrada de faixas.

“Poderão entrar no estádio os torcedores que estiverem vestindo as camisas dos clubes, desde que sejam as oficiais, daquelas que vendem em lojas”, explica o comandante do Comando do Policiamento Metropolitano.

A determinação do Ministério Público foi baseada na falta do envio dos nomes dos torcedores ao cadastro nacional de torcidas organizadas. Como os grupos do Rio Grande do Norte não se manifestaram, o MP emitiu a medida.

Fonte: nominuto.com

ACIDENTE COM CAMINHÃO BOIADEIRO DEIXA MOTORISTA FERIDO E VÁRIOS ANIMAIS MORTOS

No final da tarde desta terça-feira (19) por volta das 17h00min um caminhão boiadeiro de placas HUD9201/CE conduzido por Antônio Egnaldo do Nascimento de 34 anos de idade que é residente no município cearense de Caucaia, trafegava pela RN 177 quando perdeu o controle do veiculo e capotou.

O fato ocorreu no trecho da Rodovia Estadual 177 que liga os municípios de Pau dos Ferros e Encanto. Segundo informações em um trecho de curva, o motorista perdeu o controle do caminhão e capotou. Após o acidente o motorista que sofreu algumas lesões corporais foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e posteriormente transferido para o HRCC.

O acidente deixou o veículo totalmente destruído e vários animais mortos e feridos. De acordo com informações colhidas pela Polícia o veículo que transportava a carga de animais havia partido da cidade de Souza no estado da Paraíba com destino a capital do Ceará, Fortaleza.

Homem abusa sexualmente de animais em Jardim do Seridó RN

Os fazendeiros e criadores de animais no bairro Bela Vista, zona rural do município de Jardim do Seridó, distante 233 Km de Natal, estão apreensivos com uma situação inusitada e criminosa que vem ocorrendo com frequência na região. Animais de pequeno porte como ovelhas, cabras e bezerros estão sendo raptados de madrugada e abusados sexualmente por um homem ainda não identificado.
De acordo com informações do soldado Fonseca, da Delegacia de Jardim do Seridó, desde o início do mês de setembro já foram registradas cinco ocorrências de abuso contra caprinos e ovinos na delegacia. “Os criadores denunciam que encontram os animais com os órgãos genitais inchados e patas amarradas no meio do mato. O caso mais crítico foi registrado em um bezerro, que foi encontrado com uma estaca de madeira no reto e morreu dois dias depois”, informou o soldado.
A última investida do maníaco segundo informações da polícia de Jardim do Seridó ocorreu na madrugada do último domingo, quando o acusado invadiu o curral da fazenda Petrópolis, amarrou uma cabra e levou para um local abandonado, onde teria acontecido o abuso sexual. A cabra foi encontrada na manhã do sai seguinte, segundo o criador do animal, as evidências do abuso seriam os órgãos genitais dos animais sujos de esperma humano e bastante inchados.
Segundo as ocorrências registradas na delegacia de Jardim do Seridó, o maníaco ataca os animais geralmente após a meia-noite e nos finais de semana. Além de abusos sexuais, outros maus-tratos de violência contra os animais como cortes e ferimentos, são praticados.
A polícia ainda não tem pistas sobre o acusado, mas segue fazendo diligências. “Nós procuramos na área e pedimos a colaboração da população para denunciar qualquer ato suspeito, para que possamos prender esse maníaco“, afirmou o soldado Fonseca.

Júlio César Rocha, da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do blog de Paulinho Brarra Pesada

POLICIAIS MILITARES DE TENENTE ANANIAS/RN, PRENDEM HOMEM ACUSADO DE ESTUPRO.

Na data de hoje por volta das 12:00hs, o Destacamento Policial de Tenente Ananias/RN, sob o Comando do CB FRANKY, SD CLEUZIMAR e SD MATOSO, receberam uma denuncia anônima feita por um cidadão para o rádio operador SD IVONEIDE da Companhia de Alexandria/RN, que a pessoa de FRANCISCO LEANDRO DOS SANTOS Vulgo "HELIO", se encontrava na parada de ônibus da Vila Mata, neste município, pronto para se evadir da cidade; MOTIVO DA PRISÃO: QUE no dia de ontem por volta das 13:00hs, tentou estuprar a senhora MARIA MORAIS FERREIRA, fazendo uso da força física e ameaça com uma arma branca tipo faca peixeira; QUE o referido acusado foi conduzido para 8ª DRPC de Alexandria/RN, juntamenta com a arma branca apreendida, para as providências cabíveis.

Arma usada para matar F.Gomes foi comprada no Beco da Troca

A Arma usada no assassinato do Radialista F.Gomes, um revólver calibre 38 usado no foi comprada em um mercado clandestino de Caicó por R$ 550. A informação foi repassada pelo autor confesso do crime, o ex detento do Pereirão João Francisco dos Santos, o Dão, ao delegado Ronaldo Gomes de Moraes.

"Ontem (19), durante depoimento na delegacia de Caicó, ele confessou o crime e disse que a havia adquirido a arma em um local conhecido como Beco da Troca", falou o delegado.

F. Gomes foi assassinado na segunda-feira (18) com cinco tiros na porta da casa dele, no bairro Paraíba.

O Beco da troca é um mercado de venda e troca de várias mercadorias aqui na cidade, e muita e produtos irregulares e clandestinos, produtos de furtos e roubos tambem acabam sendo vendidos naquele local.
Postado por Eduardo Dantas

SECRETARIA DE SEGURANÇA EXPLICA USO DE HELICÓPTERO POR PM SEM LICENÇA

De acordo com o órgão, o “co-piloto” na verdade não pilota e sim “coordena as operações” do Potiguar 01.

Na última sexta-feira (15), o portal Nominuto.com publicou uma matéria em que informava sobre uso do helicóptero da Secretaria de Segurança em desacordo com o que estabelece a Agência Nacional de Segurança Pública. A reportagem teve acesso a documentos que mostraram que um policial sem licença da ANAC pilota a aeronave policial.

O documento, em que consta a escala de “co-pilotos”, é assinado pelo diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ceiopear), tenente Djalma Romualdo Sousa Brito Galvão. O próprio oficial da Polícia Militar admitiu que não possui licença e é “aluno em formação”.

No entanto, após a publicação da matéria o tenente Romualdo e a Secretaria Estadual de Segurança Pública emitiram nota de esclarecimento. De acordo com eles, o “co-piloto” na verdade não pilota e sim “coordena as operações”.

Confira a nota de esclarecimento:

1 - Na aviação de Segurança Pública, o assento do co-piloto, ao lado do comandante da aeronave, é ocupado pelo Coordenador de Operações Aéreas (COA). O COA não pilota a aeronave. A função do COA é a de coordenar as operações e tomar as decisões, bem como realizar o contato via rádio com as unidades envolvidas na operação. Ou seja, ele é o elo de ligação entre quem encontra-se no solo e os operadores aéreos. Tal função é exercida, segundo a legislação, por profissional com treinamento especifico.
2 – O tenente Romualdo Galvão, citado na matéria, possui TODOS OS REQUISITOS para desempenhar a função de COA.

• Curso de Operações Aéreas pela Força Nacional de Segurança Pública;
• Cursos de Gerenciamento de Grupamentos Aéreos pela Força Nacional de Segurança Pública;
• Curso teórico de Piloto Privado de Avião e Helicóptero pela Força Nacional de Segurança Pública;
• Curso prático de Piloto Privado de Helicóptero pela EDRA AERONAÚTICA (15 horas homologadas de vôo conforme a legislação);
• Curso de Aplicações Táticas pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE;
• Membro titular do Conselho Nacional de Aviação de Segurança Pública junto ao Ministério da Justiça;
• Ground School da aeronave de modelo AS 50 B2, Esquilo – modelo da aeronave do estado do RN – POTIGUAR 01;

3 - O Tenente Romualdo Galvão, ao contrário do que evidencia a matéria, não atua como co-piloto em operações. A nomenclatura “co-piloto” nas escalas de vôo é meramente formal, sendo a real função nominada de Coordenador de Operações Aéreas (COA). Tal comprovação consta em relatório fiscalizado em inspeção da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizada há cerca de um mês, onde ficou constatado a TOTAL REGULARIDADE DAS OPERAÇÕES DO CEIOPAER/RN.

4 - Os vôos de instrução não são os mesmos da operação. O aluno piloto só tem instruções FORA DO CENÁRIO OPERACIONAL, já que atua na operação apenas como COORDENADOR, como já explicado anteriormente. Inclusive, aqueles que têm carteiras homologadas de piloto privado pela Agência Nacional de Aviação Civil, os quais não podem exercer a pilotagem em operações e só podem voar acompanhados de Pilotos Comandantes Instrutores de Vôo. Todos estes requisitos são atendidos na integralidade pelo CEIOPAER/RN, sendo os vôos registrados através de relatórios operacionais elaborados diariamente pelo COA na Unidade Aérea.



FONTE: Nominuto

POLICIAIS MILITARES CRIAM NOVA ASSOCIAÇÃO PARA OS PM's DA REGIÃO METROPOLITANA

Cerca de 40 policiais do município de Macaíba aprovaram nesta terça-feira, 19, a criação de uma Associação que venha a contemplar os policiais militares da região metropolitana de Natal.

O objetivo da associação é garantir o bem está de todos os policiais militares e de seus familiares.

Todas as cidades da região metropolitanas irão oferecer serviços e convênios ao associado, sem precisar que o policial militar tenha que se deslocar de uma cidade para outra para ser atendido.

A cobertura da entidade está limitada as áreas de atuações do 1º BPM, 3º BPM, 4º BPM, 5º BPM, 9º BPM, 11º BPM, BPCHOQUE, CIPTUR, CIPAM, CIPGD, RPMOM, ROCAM, CPFEM e CIPRED.

Ou seja, as cidades de Natal, Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo, Ceará Mirim, Extremoz, São José de Mipibu, Monte Alegre e Vera Cruz.