terça-feira, 19 de julho de 2011

Ocorrência São Fco Oeste‏

Empresário é autuado em flagrante de delito por dirigir embriagado em São Francisco do Oeste/RN



Foi atuado em flagrante de delito por dirigir embriagado, por volta das 18h de ontem, o empresário Sebastião Evangelista da Silva Neto, "Galego da Serraria", residente em São Francisco do Oeste/RN. Segundo informou o Cabo Rosano, Galego se encontrava conduzindo seu veículo tipo Astra, placa KIU7914, com sintomas de embriaguez alcoólica pelas ruas da cidade, realizando manobras perigosas, gerando perigo de dano. Após ser abordado o mesmo foi submetido ao teste do bafômetro, e após ser comprovado seu estado de embriaguez alcoólica, recebeu voz de prisão e foi autuado em flagrante, em seguida lhe foi arbitrado fiança e após o pagamento o mesmo foi posto em liberdade.

Tiroteio na Lagoa do Mato deixa um morto e dois feridos, é o 118º homicídio em Mossoró

Blog Passando na Hora
  Um tiroteio na Rua Olavo Bilac em frente a casa de N°343 no bairro Lagoa do Mato deixou um morto no local e dois feridos. O CIOSP recebeu por volta das 11:45hs desta manhã 18.06.2011. Informações que dois elementos numa moto passaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo em direção a residência citada, onde estavam três jovens um conhecido pelo nome de Enock Freitas Neves Júnior, 16 anos conhecido por "Juninho" morador da rua Amélia Galvão, 78, esse foi morto no local com um disparo na cabeça, e os jovens de nome Edson Freitas Pereira, 25 anos foi atingido com um tiro na perna esquerda e um menor J.C.B.S 17 anos conhecido como "Cassinho" foram socorridos para o HRTM pelo SAMU e não correm risco de morte.
    A VRT ROCAM junto com as motos ROCAM fizeram o isolamento da área até a chegada do ITEP. O crime será investigado pela Dra. Cristiane Magalhães que hoje esta respondendo pela 2ª DP de Polícia localizada no bairro Nova Betânia. 
 
                                                               

            

Fonte: Blog PassandonaHora 

Caderno de bordo mostra problemas em outro avião da Noar no Recife

 
    Um caderno de anotações, obtido com exclusividade pelo Fantástico, traz relatos de pilotos sobre problemas de manutenção em um dos aviões da empresa aérea Noar, responsável pela aeronave que caiu nesta quarta-feira (13) no Recife, causando 16 mortes. Segundo a reportagem, o caderno foi recebido de uma fonte anônima e contém informações sobre o outro avião da companhia, que continua a operar.

Levado junto com o diário de bordo, o caderno traz diversos registros escritos por pilotos e copilotos, relatos feitos pela tripulação sobre situações consideradas anormais e que aconteceram a bordo. Com base nas informações, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) suspendeu cautelarmente as operações da empresa neste domingo, para apurar se a companhia está adotando práticas que podem ferir o Código Brasileiro Aeronáutico. "Essas anotações deveriam constar no livro de registro de voo, jornada e ocorrências da aeronave e de seus tripulantes (diário de bordo)", informou a agência.

Duas peças trocadas

A Noar é a única empresa aérea nordestina. Em junho do ano passado começou a fazer voos comerciais para quatro cidades da região. Tinha dois aviões do modelo Let 410, fabricado na República Tcheca. Depois do acidente, a empresa cancelou todos os voos que estavam programados, mas voltou a operar neste sábado.

A empresa informou que o avião acidentado na quarta-feira tinha passado por um serviço de manutenção no fim de semana anterior. Uma equipe de técnicos da empresa fabricante esteve no Recife e trocou duas peças do motor esquerdo.

A direção da Noar apresentou documentos que comprovariam que o serviço foi feito e o bimotor estaria pronto para voar. Depois do serviço, que se estendeu da sexta ao domingo, o avião voou dezessete horas e quatro minutos até cair.

Ainda no local do acidente, Jairo Gonçalves falou da conversa que teve com o irmão, o copiloto Roberto Gonçalves. "Ele falou pra mim, extra-oficialmente, que a aeronave teve uns problemas de potência. Inclusive, salvo engano, foram trocadas duas turbinas e as aeronaves ficaram paradas. Agora, o que ele falou é que a aeronave estava apta a voar", afirmou.

Depois de reprogramar suas operações, a Noar colocou o único avião que restou à frota para voar outra vez neste sábado. Ele decolou do Recife pouco depois da 9h com dois tripulantes e mais três pessoas a bordo. Retornou ao Recife com dois passageiros.

Opinião de especialistas

O Fantástico destacou algumas ocorrências anotadas por várias tripulações, com a ajuda de especialistas. Um deles comenta as anotações, o piloto Jackson Porciúncula, com 42 anos de aviação e 26 mil horas de voo.

Um dos primeiros registros do caderno, de 10 de novembro, diz que a potência do motor direito não atingiu 60%. Ficou em mais ou menos em 55%, vindo a normalizar após cruzar os 400 pés de altitude. O piloto afirma que decolagem ocorreu em situação de risco e que aeronave demorou a sair do solo. "Eu diria que essa aeronave, no caso dele, durante a decolagem, ter um problema com o motor da direita, ele, com esse motor, teria dificuldade em retornar para a pista", diz o comandante.

Em outro registro, o piloto diz que uma luz e um aviso sonoro de indicação do painel não aparecem. A aeronave estaria "estolando", ou seja, perdendo sustentação e sem os sinais de alerta. A equipe de manutenção informa ao lado da anotação que foi feita uma verificação em solo e que estava tudo ok.

"Isso aí é um fato que, durante uma operação em que o piloto necessite desse aviso de estol da aeronave, ele não vai ter o aviso adequado, podendo comprometer sua análise, seu procedimento, a sua rampa de descida. Em virtude disso, está ali para avisar o piloto que deverá naturalmente baixar o nariz, porque ele está atingindo uma velocidade de estol que ele deve evitar. Isso compromete sim a operação", destacou Jackson.

Pane

No dia 14 de dezembro, um dos comandantes da Noar relata que placas de indicação das luzes de aviso dos motores direito e esquerdo estão trocadas. Alertam que isso pode gerar erro grave em caso de pane, sobretudo, fogo. Na coluna da manutenção, a informação é de que foi feita a correção provisória enquanto não se invertem as placas.

"Isso naturalmente, no momento de o piloto identificar uma pane no motor, ele vai identificar a pane, mas, se ele ler em cima, no motor, ele vai pensar que a pane é no outro motor. Na minha concepção, dentro do que eu entendo, eu não voaria nessas condições. Eu recusaria essa aeronave", aponta o especialista.

Em 3 de julho último, o registro é: indicação de razão de subida no display do comandante com variações que a tripulação considera absurdas, de 100 a 1300 pé por minuto, enquanto o display da direita apresenta mais ou menos 100 pés.

"Isso é fundamental em descida por instrumento. Em condições ruins de tempo, é fundamental. Ele usa a palavra "absurda". De 100 a 1000 e 1300, é absurdo. Eu nunca usei em minha aviação inteira a palavra absurda, porque eu diria que para mim essa variação quando chegou a 100 pés ela já seria o suficiente para que eu trocasse de instrumento", diz o comandante Jackson Porciúncula.

Na última anotação, de 9 de julho, o piloto diz: "Urgente, atenção: um copiloto que voava como passageiro observou que a porta do trem de pouso esquerdo, que já se encontrava amassada, parecia que ia se soltar em voo, inclusive dobrando para cima pela ação do vento".

"Ele está reportando que uma das comportas do trem de pouso que está aparentemente solta e que estava com uma inclinação para cima. Isso pode causar algum problema aerodinâmico à aeronave. Então ele reporta aqui: 'urgente atenção'. Eu interpreto que esse piloto aqui estava pedindo que realmente fosse tomada uma providência, que ele estava no limite dele aqui de aceitação de uma situação dessas", declara Jackson.

Outro lado

A reportagem procurou os diretores da Noar Linhas Aéreas, que disseram que não gravariam entrevista, mas que se pronunciariam por meio de nota. O diretor de assuntos corporativos e comerciais da Noar, Giovanne Farias, também foi procurado. A ele, foi entregue uma cópia do material.

Sobre o pedido de acesso e a existência no avião do caderno onde a tripulação relatava ocorrências de vôos, ele se manifestou em nota: "A Noar Linhas Aéreas criou um registro auxiliar com a finalidade de apresentar impressões e percepções das tripulações acerca do funcionamento das aeronaves. Essas impressões e percepções podem se transformar em ordens de serviço, se for necessário, após análise dos especialistas em manutenção da empresa".

A nota diz também considerar "grave seria a omissão dessas informações". A companhia ainda informa que todas as ocorrências foram solucionadas e que as informações estabelecidas no regulamento brasileiro da aviação civil estão, sim, registradas nos livros de bordo. Questionada se a outra aeronave também tinha esse tipo de registro, a Noar respondeu que sim.


Fonte: G1

Quadrilha que agia na Grande Natal é presa em operação da Polícia Civil


A Polícia Civil prende uma quadrilha acusada de tráfico de drogas na Grande Natal, na tarde deste sábado (16), após um trabalho de investigações comandada pelo delegado Odilon Teodósio, do Departamento de Narcóticos. Na operação, foram presos Emerson Moab da Silva, Diego Inácio da Silva, Jailson Rafael da Silva, Lidiane Batista e Sueli Betânia da Silva, resultado inicial por colaboração de uma denúncia anônima.

Segundo a Polícia Civil, a denúncia fez os policiais acompanharem os passos de Emerson Moab, que viajou de avião para São Paulo nesta sexta-feira (15) com o objetivo de comprar drogas e repartir com um homem Sueli, a sua mãe, e um homem identificado até o momento como Alex. 

Ainda segundo a polícia, Moab retornou para o Rio Grande do Norte de ônibus no sábado (16), quando o veículo foi visto passando pelo município de Goianinha e acompanhado pelos policiais até a descida do acusado, em frente um posto de combustíveis situado no município de Parnamirim. Na ocasião, Moab saiu do ônibus carregando uma mochila e uma mala, quando se dirigiu até um táxi e abordado pelos policiais civis, que encontraram 30 kg de maconha.

Após o flagrante, os policiais a paisana acompanharam Moab até o seu destino, nas proximidades do fórum no conjunto Santa Catarina, Zona Norte de Natal, quando Diego Inácio da Silva, segundo integrante, entrou no táxi sem perceber que os dois homens no veículo ao lado de seu “comparsa” eram policiais. Pressionado pela polícia, o segundo elemento informou o destino da dupla: a casa Jailson Rafael da Silva.

Na chegada à casa de Jailson, os policiais encontraram 16 cartuchos de calibre 12, várias pedras de crack, trouxas de maconha, uma balança de precisão e R$ 950,00(novecentos e cinqüenta reais) em dinheiro. Questionado pelos policiais sobre a sua arma, o terceiro integrante disse que estava na casa de sua vizinha, Lidiane Batista, onde foram apreendidos uma espingarda calibre 12, oito cartuchos, uma balança de precisão e um caderno de anotações dos devedores.

Depois dos flagrantes, a polícia se dirigiu até o bairro de Jardim Lola, situado em São Gonçalo do Amarante, onde chegou até a casa de Moab. Na residência, Sueli Betânia da Silva foi detida e uma nova quantidade de crack foi apreendida, além de sacos e fitas que seriam usados para embalagem dos tóxicos.

Os acusados foram encaminhados para a delegacia de plantão Zona Sul e autuados pelos crimes por associação ao tráfico e porte ilegal de armas e munições.
 
Fonte: Diario de Natal