sábado, 17 de setembro de 2011

DOIS ELEMENTOS ARMADOS ASSALTAM CERCA DE 40 MIL REAIS DE UM MORADOR NA CIDADE DE JANDUÍS/RN

Na noite da ultima quarta feira (14/09), por volta das 22h50min, dois elementos não identificados e usando capacetes de posse de uma motocicleta Honda CG Tintan 125, cor azul, placa MXO-8408/Mossoró, assaltaram a pessoa de José Robson Dantas de Medeiros, residente Conjunto Amélia Queiroz em Janduís/RN.

Segundo as informações o assalto se deu em frente a residência do mesmo quando chegava de viagem em um veiculo do tipo Ford Ka, prata, de placas MYP- 0773/ Nísia Floresta/RN, sendo surpreendido por dois elementos que levaram a mercadoria que o mesmo transportava no interior do veiculo e um valor de 40 mil reais (EXTRA OFICIAL).

Foto Sargento Cunha
Após o assalto, PMs de Janduís, Messias Targino e o GTO / RP de Campo Grande, sob o comando do Sargento Cunha, iniciaram diligencias na zona rural do município e conseguiram recuperar no sitio Lanchinhas a uma distante de 10 km aproximadamente da cidade, o carro da vitima a motocicleta usada pelos elementos e uma parte da mercadoria.

Segundo informações do Sargento Cunha, ao consultar a placa da moto não constou nenhuma ocorrência de furto contra a mesma, a moto encontra-se recolhida no pátio interno da Delegacia de Janduís.

Por Emidio Sena
*Com informações do Carinha da Net-Janduis/RN

ACUSADO DE MATAR POLICIAL MILITAR EM PARNAMIRIM É PRESO

Um homem identificado como César da Silva Costa, de 23 anos, conhecido como César Aleijado, foi preso na tarde desta sexta-feira, dentro de uma casa, na Zona Rural de Macaíba, região metropolitana de Natal. César é acusado de matar o Policial Militar da reserva Antônio Pereira de Melo, de 53 anos, no dia 1º de setembro deste ano, em Parnamirim.

A prisão de César, que é considerado de alta periculosidade, foi feita por policiais civis de Macaíba e Parnamirim após uma denúncia anônima. De acordo com a polícia, ele foi preso dentro de uma casa na comunidade de Torrões, que fica na Zona Rural de Macaíba, por volta das 16h. No momento da prisão, César estava em companhia de sua companheira, uma adolescente de 14 anos.

Em seu poder, foram apreendidos um revólver calbre 38 de Nº. TH828464 pertencente a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, uma balança de precisão e uma pequena quantidade de maconha. César foi conduzido a Delegacia de Parnamirim, onde será autuado e ficará detido à disposição da justiça.

Memória
O soldado PM da reserva Antônio Pereira de Melo, 53 anos, tinha acabado de fazer uma visita à filha, no bairro de Bela Parnamirim, por volta das 22h do dia 1º de setembro quando decidiu cumprir com o seu dever: ao ver o foragido César "Aleijado" da Silva Costa, 23, tentou prendê-lo. No entanto, segundo a polícia, o suspeito atirou contra o olicial aposentado e fugiu logo em seguida. A vítima ainda foi socorrida, mas morreu ao dar entrada no Hospital Deoclécio Marques.

Promotoria de Justiça investiga custódia de presos civis na PM

|
Para apurar possível irregularidade na custódia de presos civis em quartéis da Polícia Militar, em todo Rio Grande do Norte, a 19ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal, por meio do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NUCAP), instaurou Inquérito Civil na última quarta-feira, 14. A custódia desses presos estariam causando prejuízo às atividades policiais e à rotina das unidades militares. Além disso, estariam em desacordo com a legislação em vigor.

De acordo com o Promotor de Justiça, Wendell Beetoven, o objetivo do inquérito é apurar esse prejuízo de presos civis, ou seja, de pessoas comuns, não integrantes do quadro funcional da PMMRN, que foram autuadas em flagrante; saber também se eles figuram como réus em ações penais na Justiça Comum ou até já foram condenadas e, por determinação judicial, ficam presas em unidades militares, alterando a organização e rotina destas e prejudicando o policiamento ostensivo e a manutenção da ordem pública, que são as funções constitucionais da PM.

A Promotoria de Justiça determinou que o Comandante Geral da PMRN preste informações, no prazo de 10 dias, sobre a existência de presos civis custodiados em unidades ou subunidades da PM; bem como se continua a vigorar a Resolução Administrativa nº 005/2010, esclarecendo se todos os presos civis são submetidos à mesma disciplina ou se gozam de algum privilégio; além do esclarecimento se a Polícia Militar dispõe de instalações adequadas à custódia de presos civis ou, caso contrário, se a presença deles nas unidades militares altera ou compromete, de alguma forma, a rotina das mesmas e as atividades constitucionais próprias da PM.
*Assessoria de Imprensa do MPRN