quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Seção Dicas Importantes: O que é e o que fazer com o fenômeno da aquaplanagem?

A aquaplanagem ocorre quando o carro passa numa poça cheia d’água, principalmente quando está em alta velocidade, o que acaba formando uma película de água entre a roda e o asfalto e o pneu perde o contato com o solo momentaneamente, fazendo com que o carro perca o controle.

Quando este fênomeno ocorrer, deve-se manter a direção firme e evitar freadas ou mudanças bruscas no volante, apenas tire o pé do acelerador e logo você sentirá a direção voltar ao seu controle.

Pneus lisos ou de meia-vida tendem a aumentar os efeitos da aquaplanagem, devido á quase ausência de sulcos, os quais servem justamente para escoar a água na banda de rodagem.

O fenômeno pode ocorrer mesmo devagar se os pneus estiverem "carecas" ou com sulcos pouco profundos. Pela legislação devem ser substituídos quando essa profundidade atingir 1,6 mm, mas vale a pena trocá-los antes, sobretudo se você utiliza medida mais larga que a original.

Mantenha os pneus sempre calibrados: a pressão insuficiente tende a fechar os sulcos e dificultar o escoamento da água. Observe pelos retrovisores as marcas deixadas no asfalto -- se elas desaparecerem a aquaplanagem está próxima. E procure rodar sobre as marcas deixadas pelos carros à frente, aproveitando a "limpeza" de água promovida por eles.

 

Fique atento e não seja vítima de si mesmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário