terça-feira, 12 de outubro de 2010

Resgate dos mineiros será adiantado e pode começar às 20h no Chile Operários estão soterrados desde 5 de agosto na mina San José

A operação para a retirada do primeiro trabalhador soterrado desde 5 de agosto na mina San José, em Copiapó, no norte do Chile, deve ocorrer nesta terça-feira (12) por volta de 20h, informou a versão online do jornal chileno El Mercurio.

Com informações de membros da equipe de resgate, o Mercurio também informa que o trajeto do refúgio até a superfície com a cápsula Fênix com cada mineiro deve demorar cerca de 55 minutos, ao total. A distância percorrida pela máquina é de quase 700 metros.

O governo chileno havia informado nesta segunda-feira (11) a intenção de adiantar os trabalhos de resgate o máximo possível e marcado seu início para, o mais tardar, 0h desta quarta-feira (13).

A retirada dos homens deve acontecer após a chegada ao local do presidente do Chile, Sebastián Piñera, que deve aparecer por volta de 18h no local da mina. O presidente da Bolívia, Evo Morales, também deve acompanhar a operação, já que o único estrangeiro do grupo de 33 homens, o boliviano Carlos Mamani, deve ser o primeiro a ser içado do refúgio.

O horário a que os membros da equipe de resgate se referem é o da descida do primeiro homem para auxiliar a subida dos mineiros, que completam 68 dias no local nesta terça-feira. Assim, talvez antes das 21h o primeiro trabalhador já esteja na superfície.

Após subir, cada mineiro passará por uma avaliação médica ainda no local e depois será trasladado ao hospital Regional de Copiapó por helicóptero, em um trajeto que dura cerca de 12 minutos à noite, e pode ser feito em menos de dez durante o dia.

O ministro da Mineração do Chile, Laurence Golborne, disse nesta segunda-feira que os testes com a cápsula foram feitos e que “os resultados foram muito promissores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário