domingo, 6 de fevereiro de 2011

Bando ataca IPPOO, atira na PM e resgata dez presidiários no Município de Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza),

Na fachada do Presídio, marcas dos tiros de fuzil disparados pelos criminosos, num atitude de afronta às autoridades da Segurança e da Justiça. Presos resgatados também tinham armas
FOTOS: BRUNO GOMES
Alex de Sousa Ribeiro, o ´Gardenal´, foi resgatado pela segunda vez
FOTO: CID BARBOSA
Rogério Machado, o ´Bocão´, comandou o furto no BC junto com ´Alemão´
FOTO: FUTURA PRESS
Fernando Carvalho também participou do furto milionário no Banco Central
FOTO: KIKO SILVA
Francisco Mauro Jean de Lima, pistoleiro da região de Morada Nova
FOTO: MIGUEL PORTELA



A quadrilha disparou tiros de fuzil contra os PMs da muralha, ao mesmo tempo em que presos rendiam agentes

Na fachada do Presídio, marcas dos tiros de fuzil disparados pelos criminosos, num atitude de afronta às autoridades da Segurança e da Justiça. Presos resgatados também tinham armas fotos: bruno gomes

Numa caminhonete usada na fuga dos bandidos, policiais e peritos recolheram muita munição de diversos calibres. Também foram encontrados telefones celulares, perucas e outros objetos

Numa ação cinematográfica e violenta, um grupo de bandidos, armados com fuzis, invadiu, na tarde de ontem, o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), no Município de Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza), e resgatou dez presos, entre eles, o sequestrador e assaltante de bancos e carros-fortes, Alexandre de Sousa Ribeiro, o ´Alex Gardenal´, um dos bandidos mais perigosos do Estado e que já havia sido resgatado outras vezes da cadeia. Também escaparam da prisão três dos envolvidos no milionário assalto ao Banco Central, em Fortaleza, em agosto de 2005.

O resgate aconteceu por volta de 13h30 quando ocorria uma visita de familiares aos detentos. O grupo que foi resgatado detinha armas e rendeu os agentes prisionais, enquanto outro bando, do lado de fora, atirava contra os policiais militares que faziam a segurança na área externa da unidade prisional.

Fuga

Tiros de fuzil e de pistolas foram ouvidos durante cerca de 15 minutos. Na fuga, os bandidos que estavam do lado de fora utilizaram duas caminhonetas roubadas, uma L-200 modelo Triton, preta, de placas NRA-0404 (clonada) e uma Hilux prata, de placas HXF-3036. Todos seguiram em fuga pela BR-116 até as proximidades de uma vidraçaria, na localidade de Jabuti, no Município do Eusébio. Ali, os criminosos trocaram de veículos, passando para dois automóveis, um Prisma prata e um Santana branco.

Pelo menos dois agentes penitenciários foram agredidos pelos presos que escaparam. Já um sargento que trocou tiros com os criminosos que estavam fora do presídio sofreu um ferimento de raspão, sem gravidade. Parte da fachada da ala administrativa da cadeia foi atingida com uma rajada de tiros.

Tão logo a notícia sobre a fuga chegou ao conhecimento do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), um grande aparato policial foi mobilizado no cerco aos foragidos e seus cúmplices. Patrulhas de todas as companhias da PM na Região Metropolitana, equipes do raio, Canil, do Comando Tático Motorizado (Cotam) e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foram deslocadas para a área compreendida entre os Municípios de Itaitinga, Aquiraz, Eusébio, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, e Caucaia. Um helicóptero do Ciopaer deu apoio às equipes terrestres em incursões em zonas de matagais e estradas vicinais. Mas, até o começo da noite passada, nem mesmo os carros usados na segunda etapa da fuga da quadrilha foram localizados.

Abandonadas

Ainda no presídio foram encontrados dois ´pentes´ (carregadores) de fuzil calibre 5.56 e uma peruca usada por um dos bandidos que atirou contra os sentinelas do presídio.

Dentro das duas caminhonetes abandonadas no Jabuti, a Polícia encontrou munições de calibre 5.56 (fuzil), Ponto 40 e 380ACP (de pistolas), além de telefones celulares.

O comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias foi ao presídio juntamente com a nova secretária de Justiça do Estado, Mariana Lobo, e conversou com os agentes penitenciários mantidos como reféns, bem como, com os policiais militares que participaram do confronto com a quadrilha.

Segundo as autoridades, um inquérito policial será instaurado para apurar o caso, principalmente investigar como armas de fogo foram parar nas mãos dos detentos resgatados.

PERIGOSOS

Assaltantes e sequestradores fugiram

Autoridades levantam a suspeita de que a fuga pode ter sido financiada pelo PCC direcionada aos ladrões do Banco Central

Além de ´Alex Gardenal´, outros nove bandidos escaparam do presídio durante o ataque ocorrido na tarde de ontem. Entre eles, estão, pelo menos, quatro réus do processo que apurou o maior roubo a banco na história do País, o furto de R$ 164,8 milhões no Banco Central, em Fortaleza, em agosto de 2005.

A lista oficial dos criminosos foragidos do presídio é a seguinte, Alexandro de Sousa Ribeiro, o ´Alex Gardenal´ (assaltante de bancos e carros-fortes); Antônio Reginaldo Araújo, Edésio Batista das Neves Sobrinho (envolvido no caso BC); Edson Barbosa Andrade Silva, Fernando Carvalho Pereira, o ´Fernandinho (envolvido no assalto ao BC); Francisco Mauro Jean de Lima (pistoleiro e sequestrador), Marcos Rogério Machado de Morais, o ´Rogério Bocão´ (também envolvido no assalto ao BC), Rosielio Chaves Vieira, Francisco das Chagas Rodrigues e Francisco Edwerton Amaro Honório (sequestrador).

Entre os foragidos, ´Rogério Bocão´ é suspeito de ter sido o mentor do plano de resgate. Ele é apontado como integrante da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), que teria financiado o plano que resultou no furto milionário no Banco Central. Natural de Boa Viagem (CE), ´Bocão´ é primo do chefe da quadrilha, o assaltante Antônio Jussivan Alves dos Santos, o ´Alemão´, que teria sido o responsável pelo comando da operação criminosa no BC, desde a escavação do túnel, a retirada do dinheiro na casa forte, o transporte dos valores para outros Estados brasileiros e, por fim, a ´lavagem´ através da aquisição de bens.

Bandido

´Rogério Bocão´ foi preso por policiais civis em São Paulo, em agosto de 2007, logo após a captura de ´Alemão´. Tido como braço-direito de seu primo, teria ficado com cerca de R$ 5 milhões do total furtado no cofre do BC. Em São Paulo, onde estava escondido há mais de dois anos, vivia uma vida de pessoa muito rica. Além de uma mansão, comprou um barco e um carro de luxo. Quando foi descoberto pela Polícia paulista, através da Delegacia de Narcóticos (Denarc), a suspeita era de que se tratava de um grande traficante de drogas.

Condenado a cerca de 50 anos de prisão, ´Rogério Bocão´ pode ter financiado seu resgate com parte do dinheiro que ficou por sua participação no Caso BC. No IPPOO II, ele apresentava um comportamento que não despertava suspeitas. A fuga do bandido deverá ser comunicada hoje à Polícia Federal.

AÇÃO CRIMINOSA

Fabinho da Pavuna teria comandado

Para a Polícia existe a suspeita de que o resgate dos detentos teria sido comandada por outro bandido que escapou da cadeia. Trata-se do assaltante de bancos e carros-fortes Francisco Fabiano da Silva Aquino, o "Fabinho da Pavuna´, que fugiu do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) na madrugada do dia 21 de agosto do ano passado. Até hoje as autoridades não obtiveram êxito na sua recaptura.

´Fabinho da Pavuna´ é um dos principais parceiros do bandido ´Alex Gardenal´. Entre os dois existiria um pacto para que um resgatasse o outro sempre quando o parceiro estivesse preso e o outro em liberdade. Foi assim que aconteceu no dia 14 de dezembro de 2005, quando ´Gardenal´ comandou o resgate de ´Fabinho´ quando este era levado da cadeia para uma audiência no Fórum de Maracanaú.

Apurar

Ainda na noite de ontem, a Polícia Civil começou a investigar a fuga. Dois advogados, quatro agentes penitenciários e quatro PMs foram ouvidos no Departamento de Inteligência.


FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA DO DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário