quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Vicente do Bar, primeiro comerciante de Tenente Ananias/RN

Conhecido popularmente por Vicente do Bar, nasceu na Vila Mata, nascido a 2 de outubro de 1931, filho de Pedro Alves da Costa e de Maria Ana Sarmento. Em 1952 deixou sua terra natal e foi morar na então Vila de Ipueira de São Brás, atual cidade de Tenente Ananias/RN, onde começou sua profissão de comerciante através de um bar, se tornando o primeiro proprietário de bar de Tenente Ananias, cujo estabelecimento comercial foi inaugurado em 21 de abril de 1952, convivendo nesse ofício de vender bebidas alcoólicas durante 16 anos, ou seja, de 1952 a 1968. Nesse período Vicente do Bar já demonstrava sua ascensão comercial, acrescentando em seu bar uma mercearia, assim, seu comércio era do tipo Bar e Mercearia.

EM 1968, Vicente do Bar comprovando sua grande ascensão comercial construiu o primeiro armazém da cidade de Tenente Ananias, situado na Rua José Moreira do NASCIMENTO, denominado de ARMAZÉM POTIGUAR, ainda hoje existente e pertencente ao seu filho Francisco Kennedy Sarmanto.

Em 1963, ele, além de grande comerciante local passou a dedicar-se a política, mas sua estrela não brilhava para a política, e sim, sua vocação era mesmo para o comércio. Candidatou-se para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal, não galgando êxito, ficou na segunda suplência nas eleições municipais realizadas no dia 1º de dezembro de 1963. Porém, a Câmara Municipal no dia 3 de novembro de 1966 convocou os dois primeiros suplentes: Prestes da Rocha Formiga e Vicente Jácome da Costa.


Em virtude de um acordo político feito entre os senhores Raimundo Abrantes Ferreira e Areamiro Gomes da Silveira nas eleições de 1963, sendo o primeiro prefeito e o segundo vice-prefeito, como naquele tempo, por um direito constitucional o vice assumia a presidência do Poder Legislativo, devido o acordado, Areamiro Gomes assumiu a Prefeitura, deixando vago o cargo de presidente da Câmara, obrigando a formação de uma nova mesa diretora que, em eleição indireta realizada em 25 de dezembro de 1966, foi eleito para presidente o senhor Vicente Jácome.

Ele casou-se em 23 de julho de 1955, com Maria Jácome do Nascimento, natural de Tenente Ananias/RN, Desse casamento houve os seguintes filhos: Manuel Kléber Jácome Sarmento, Kerginaldo Jácome da Costa,Francisco Kennedy Sarmento, José Cleilton Sarmento, Clésio Jácome Sarmento, Clezilton Jácome Sarmento, Kerles Jácome Sarmento, Clemilda Jácome Sarmento e Maria Cleide Sarmento.
Vicente do Bar Faleceu no dia 25 de abril de 1997.
Fonte:OesteNews(ST J.Maria).
Tenente Ananias/RN, hoje completando seus 49 anos de emancipação política, já passou por várias denominações, confira Alto Grande(1904), Alto de Bom Jesus(1944), Ipueira de São Brás(1950), José Moreira do Nascimento é considerado como o fundador .
Parabéns Tenente Ananias/RN.
Confira mais Histórias e fatos de Tenente Ananias/RN clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário