quarta-feira, 9 de março de 2011

48 assassinatos no Ceará durante feriado

Um homem foi assassinado e seu corpo deixado numa estrada de terra no Município de Aquiraz. A Polícia identificou a vítima como Eliseu Neto Alves da Silva. Há suspeita de uma vingança
FOTOS: TUNO VIEIRA


Somente no Interior do Estado, 26 pessoas foram executadas. Na Capital, um garoto de 10 anos de idade foi fuzilado

Um garoto de apenas 10 anos de idade está entre as 48 pessoas assassinadas em todo o Estado durante o período carnavalesco. Desde a última sexta-feira, a Polícia fez o registro de 26 casos de homicídio no Interior e outros 22 na Grande Fortaleza, sendo 16 em Fortaleza e outros seis nos Municípios metropolitanos de Itaitinga, Guaiuba, Aquiraz (dois casos) e Caucaia (também dois registros).

A morte do garoto Claiton da Silva aconteceu na noite de sábado passado, quando ele foi executado, com cinco tiros de revólver (dois deles na cabeça), na calçada de um mercadinho localizado na Rua Padre Francisco Pita, no bairro Tancredo Neves. Segundo a Polícia, uma desavença entre gangues pelo controle do tráfico de drogas naquele bairro teria sido o motivo da execução sumária do menino.

Presos

No dia seguinte ao crime, policiais da 4ª Companhia do 5º BPM receberam denúncia acerca de quem teria praticado o homicídio. A tenente Nara Fernandes comandou a operação de cerco aos acusados juntamente com policiais da Força Tática de Apoio (FTA) da companhia e duas patrulhas do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), sob o comando do tenente Rafael Cidrim e do subtenente Carlos.

Numa casa situada na Rua Tibúrcio Pereira, no bairro Cajazeiras, os policiais prenderam Pedro Jeová da Silva, 19; e Ronys Lima Morais, 18. Os dois confessaram o crime. A Polícia deteve também Jociel Torres Gonçalves, 20, que teria emprestado sua motocicleta para os assassinos do garoto fugirem.

"Matei e não estou arrependido, ele ia me matar", disse Pedro Silva ao confessar ter atirado no garoto. Segundo ele, o menino pertencia à gangue da ´Cinquentinha´, que atua no tráfico de drogas no bairro Tancredo Neves e que seria chefiada por um bandido conhecido por ´Tiaguinho´. Na casa onde os bandidos foram presos a Polícia apreendeu três revólveres calibre 38.

Crimes na RMF

A sequência de assassinatos no Carnaval na Grande Fortaleza teve início ainda na noite de sexta-feira na Grande Fortaleza, quando duas pessoas, identificadas como Francisco de Assis Silva de Oliveira e José Reginaldo Domingos de Paula, foram mortas nos bairros Maraponga e Vila Manuel Sátiro, respectivamente.

No sábado, sete homicídios tiveram como vítimas Paulo Sérgio Rodrigues da Silva (no Siqueira), Igor Ferreira da Silva (Mucuripe), José Ednaldo Vieira da Silva (Itaitinga), Edmar Soares da Costa (Guaiúba), Francisco Denilson Pereira de Sousa (Messejana), o garoto Claiton da Silva (Tancredo Neves), Antônio Rocha de Sousa Júnior (Quintino Cunha) e Francisco Leandro Alves Damasceno (no bairro Serviluz).

No domingo, foram mais seis assassinatos, tendo como vítimas Wállisson Oliveira de Carvalho e Reginaldo Moreira de Oliveira (duplo homicídio no Conjunto Rosalina), Francisco Jeová dos Santos (Carlito Pamplona), Francisco de Sousa Silva (Jardim Jatobá), Francisco de Assis Brito Alves (no Bom Jardim), e Paulo Jackson Rael de Araújo (no Henrique Jorge).

Na segunda-feira, seis pessoas foram na RMF: Francisco Pereira da Silva Filho (em Aquiraz), Francisco Henrique André Gomes (no Cambeba), Eliseu Neto Alves da Silva (corpo desovado na Estrada da Boa Vista, em Aquiraz), Cláudio Roque de Assis (em Japuara, Caucaia), José Audízio Moreira de Oliveira (na Jurema, Caucaia) e Francisco Bergson Almeida Santos (no bairro Canindezinho).

Interior

O maior número de homicídios aconteceu no Interior do Estado, onde até a noite passada foram mortas as seguintes pessoas, Luiz Alves (em Pindoretama), Cícero Fábio Pereira Guedes (em Juazeiro do Norte), José Maria Rodrigues de Melo (Limoeiro), Maria Rodrigues Sousa (Massapê), Expedito Ferreira (Jucás), Thiago Sousa Dias (Itapipoca), José de Sousa (Quixelô), Paulo Sousa (Icó), João Soares Duarte (Aiuaba), Gregório Francisco dos Santos (Viçosa do Ceará), Manuel Torres de Sousa (Sobral), Francisco Paulino da Silva (Ocara), Rafael Jackson Bezerra (Juazeiro), Alexandre Pinto de Lima (Sobral), Antônio José de Oliveira Silva e Maria do Carmo de Oliveira (duplo homicídio em Quixeré), José Neto Vitor da Silva (Jaguaribe), Cícero Cosmo da Silva (Acopiara), Francisco da Costa Carvalho (Crateús), Cristiano Sobral do Nascimento (Cedro), Antônio Ximenes Aragão (Varjota), Antônio Gomes (Quixadá), Natália Alexandrino Vieira (Barbalha), Messias Nascimento dos Santos (Aurora), João Batista do Nascimento (Acaraú) e Orlando Ferreira (em Itarema).

Arsenal

28 armas de fogo foram apreendidas pela Polícia na Capital e no Interior durante o período de Carnaval. A maioria era revólveres de calibre 38, além de pistolas de vários modelos.

FONTE:
FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA DO DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário