sexta-feira, 26 de novembro de 2010

novembro de 2010

POLICIAIS DO GTO DE PAU DOS FERROS REALIZARAM TREINAMENTO EM FORTALEZA/CE





































cabo Xavier e Sd Rérison do GTO de Pau dos Ferros/RN nos dias 19, 20 e 21 do corrente mês e ano, se submeteram a um curso de sobrevivência em áreas Inóspitas.
Realizado em Fortaleza/CE, curso esse que tem como objetivo testar o limite do ser humano através de transmissão de conhecimentos básicos de técnicas especiais de sobrevivência de forma pratica e estimular o espírito de equipe, liderança, rusticidade e controle emocional em situações difíceis. O turno 14º CSAI iniciou com 36 candidatos de diversas áreas do Ceará e do Rio Grande do Norte, tendo como desfecho final e perfis atingidos 20 sobreviventes. Segundo relato dos Policiais do 7º BPM chegaram a perder 4 kg em três jornadas, a pior parte seria a sede e o sono.
Quase todos os que se viram perdidos, isolados e separados da civilização experimentaram o medo; o medo é normal e saudável, aguça os sentidos e permite avaliar perigos e riscos. Resulta de um aumento da adrenalina e atua como mecanismo de defesa contra o que é hostil. Mas tem de ser dominado e orientado, ou leva ao pânico; o pânico é a resposta mais destrutiva que há para a situação de perigo. Dissipa energias, diminui a racionalidade; leva ao desespero, quebrando a vontade.Mas podem ser dados, mentalmente, passos para fazer do medo um aliado e tornar o pânico uma possibilidade.
Para isso é fundamental manter a calma e ocupar imediatamente o espírito com uma analise da situação e tarefas imediatas. Observando o ambiente que nos rodeia, o espírito transforma “miraculosamente” objetos naturais em instrumentos de apoio. Em condições limite, a vontade de sobreviver pode ser duramente posta à prova. Se perdermos, todo o conhecimento e técnicas de sobrevivência serão inúteis. A solidão e o aborrecimento são irmãos do medo e do pânico. Ao contrário destes, não surgem de forma súbita, mas lentamente, depois de termos resolvido às tarefas básicas (água, fogo, comida, abrigo e vestuário); conduzem à depressão, minando a vontade de sobreviver. O antídoto é o mesmo: manter o espírito ocupado.
Estabelecer um programa de atividades, que sendo uma forma de segurança será também uma ocupação.
O lema da sobrevivência é nunca desistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário