terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Coronel da PM vai chefiar Segurança Pública no Ceará

 

Foto: Kiko SilvaBezerra terá o desafio de reverter os altos índices da violência, a baixa autoestima dos policiais e o avanço das drogas

Nem delegado da Polícia Federal, nem tampouco general de Exército. O novo secretário da Segurança Pública do Ceará é um policial militar da ativa. Trata-se do coronel da PM cearense Francisco José Bezerra Rodrigues, 45, que, até o próximo dia 31, ocupa o cargo de chefe da Casa Militar do Governo.

Esta é a primeira vez na história do Ceará que um oficial da PM assume o cargo de secretário da Segurança do Estado. Bezerra chegará ao comando da Pasta com a difícil missão de buscar reduzir os estratosféricos índices da criminalidade, principalmente os homicídios. Somente na Capital cearense e sua região metropolitana, foram registrados nos últimos quatro anos cerca de 5.230 assassinatos. Em 2009, foram 1.417 crimes. Neste ano, já são mais de 1.800 casos registrados, conforme aponta levantamento feito pelo Diário do Nordeste.

"A decisão de convidar o coronel Bezerra para o cargo é porque a Segurança Pública sempre foi um dos principais desafios do meu primeiro governo. Bezerra é da minha absoluta confiança, trabalha comigo há 14 anos e sei da sua disposição", disse o governador Cid Gomes, ontem à tarde, ao anunciar oficialmente o seu secretariado.

"Ele vai se dedicar de corpo, suor e sangue (no cargo), mas teremos avanços", completou Cid Gomes aos jornalistas.

Na coletiva, o governador aproveitou para despedir-se do atual chefe da SSPDS, delegado federal Roberto Monteiro.

"Quero manifestar minha gratidão ao doutor Roberto, que fez um trabalho discreto, mas sempre foi um secretário muito determinado".

Com o anúncio do nome de Bezerra para a SSPDS, no setor da Segurança, a expectativa agora é a escolha de quem vai comandar o segundo escalão, comandantes da PM e do Corpo de Bombeiros Militar, além do superintendente da Polícia Civil. Vários nomes estão sendo cogitados nos bastidores.

Bezerra acompanha Cid desde quando o governador foi prefeito (duas vezes) de Sobral. Após formar-se oficial, foi tenente no BpChoque. Também comandou o 3º BPM (Sobral).

FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA DO DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário