quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

SEGURANÇA DO CARNATAL TERÁ 1,5 MIL POLICIAIS


Com a expectativa de reunir um milhão de foliões durante os quatro dias de festa, a 20ª edição do Carnatal contará, este ano, com um efetivo de 1.560 policiais fazendo a segurança do evento. Um forte esquema de patrulhamento foi montado com motos, carros, cavalaria, torres de vigilância, câmeras, trailers e até mesmo cães do Batalhão de Choque (BPChoque). Além disso, equipes do Corpo de Bombeiros e 11 ambulâncias estarão a postos para atender qualquer emergência.

O subcomandante do policiamento metropolitano, o tenente-coronel Alarico Azevedo, informa que o esquema de segurança para o Carnatal 2010 contará com dois pontos bases. A central de monitoramento e comando de operações será estabelecido na Escola Estadual Rêgulo Tinôco. "Nela estarão concentrados o monitoramento das 50 câmeras ao longo do corredor e toda a comunicação entre as equipes trabalhando no evento". Segundo ele, todas as ocorrências dentro da festa serão registradas nessa central, sem interferir nasações do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Nessa escola ainda funcionará a delegacia de plantão do evento e o setor de achados e perdidos. Ainda segundo o delegado Júlio Rocha, diretor de polícia da Grande Natal, além das equipes de plantão, em cada dia haverá uma equipe de agentes da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) infiltrada entre os foliões para coibir o tráfico. "A DP de plantão Zona Sul, em Cidade da Esperança, também dará apoio ao evento, caso haja um volume grande de ocorrências".

A segunda base ficará no ginásio Machadinho, onde funcionará o ponto de triagem. "Toda ocorrência é levada para lá. Se for necessário algum flagrante, leva-se para à Rêgulo Tinôco", explica Alarico Azevedo. No estádio Machadão funcionará, ainda, o Juizado da Infância e da Adolescência.

As operações serão coordenadas por 60 oficiais PMs, durante os quatro dias. O tenente-coronel Alarico afirma que o policiamento empregará uma "onda crescente", onde o efetivo vai aumentando à medida queo horário vai passando, até atingir o pico durante a hora de maior movimentação. Ao longo do percurso e nos seus arredores, a polícia estará com uma estrutura com 50 motocicletas, 10 viaturas, quatro trailers e seis pontos da cavalaria. O Bpchoque levará policiais com cães farejadores. Haverá 18 torres de monitoramento dentro do percurso. "E isso somente na área do Carnatal. Não haverá dano algum ao patrulhamento normal da cidade".

Números

A segurança do evento:

l 1.560 policiais
l 11 ambulâncias
l 50 motocicletas
l 10 carros
l 4 trailers
l 6 pontos da cavalaria
l 18 torres de observação
l 50 câmeras

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário